![]() |
Vulcão Chimbarozo,de 6.310m |
Esqueça a comodidade dos cruzeiros que levam os turistas ao Equador para conhecer o Arquipélago de Galápagos.O Equador não é só o paraíso naturas das Ilhas de Galápagos com sua singular e endêmica fauna que mudaram o mundo através do olhar genial de Charles Darwin. A porta de entrada de turista no país é a capital,Quito.Aos pés do Vulcão Cotopaxi,símbolo da nação de mais de 15. milhões de habitantes, a cidade está rodeada por vulcões andinos.A 2.800 metros de atitude, a capital tem o clima seco e trânsito caótico. .
Conhecer os vulcões equatorianos é aprender um pouco sobre a formação desse pequeno país sul-americano.O Equador está localizado entre duas placas tectônicas e na borda de uma formação chamada Anel de Fogo do Pacífico, que concentra mais de 600 vulcões no mundo, do Japão até a América do Sul.Desses,80 estão no Equador.
![]() |
Vulcão Cotopaxi o vulcão ativo mais alto do mundo |
O Parque Nacional Cotopaxi,recebeu seu nome do Vulcão Cotopaxi,considerado o vulcão ativo mais alto do mundo, com altura de 5.897m sobre o nível do mar.Três joias naturais estão neste parque:os Vulcões Pichincha,Cotopaxi e Chimborazo.
..
.
![]() |
Vulcão Pichincha |
As regiões vulcânicas viraram um atrativo para turistas que buscam fugir dos roteiros tradicionais.Por serem mais produtivas, concentram a maioria da população do país. Nem o risco oferecido por ser uma área de alta instabilidade geológica afasta os moradores.
![]() |
Lago Cuicocha com 3.060 metros |
Localizado no coração do país a Avenida dos Vulcões é de tirar o fôlego.O roteiro para conhecer a paisagem geológica sai dos arredores da capital e cruza o Sul do país pela Rodovia Pan Americana. Ao norte de Quito, destaca-se o Lago Cuicocha, que fica em uma cratera de 3.060 metros,próximo à cidade de Otavalo.
![]() |
Lago Cuicocha |
Caso não queira ir de carro, rumo ao sul, a viagem pode ser feita pelo tren Crucero,numa via sinuosa que cruza as montanhas.Cercado por duas cordilheiras paralelas de altitude, A Avenida dos Vulcões concentra nove dos dez picos mais altos do Equador.Foi batizada pelo explorador alemão Alexander von Humboldt, que a visitou em 1802.Alí é possível avistar As três joias naturais do Equador:Pichincha, vulcão de 4.784 metros de atitude;Cotopaxi, de 5.897 metros, o mais alto em atividade e comparado ao Monte Fuji no Japão por sua silhueta similar, e o imponente Chimborazo, de 6.310, que foi considerado a montanha mais alta do mundo até 1852, quando o Everest, com 8.850 metros de atitude, conquistou o título.
Vale realmente ver estes tesouros que ficam aqui pertinho na nossa América do Sul.
vivi ai cinco anos
ResponderExcluir