domingo, 27 de julho de 2014

MILÃO CAPITAL DA MODA E DA GASTRONOMIA-PARTE 02

Mesmo quem não é ligado ao mundo da moda, já deve ter ouvido falar que a cidade de Milão é um dos berços da "Alta Costura Mundial".
Pois bem,em Milão há um lugar chamado "Quadrilátero da Moda" que fica entre as praças Duomo,Piazza Cavour e Piazza San Babila e é compreendida pelas Vias Montenapoleone, via della Spiga,Via Sant!Andrea,Via Manzoni, via Borgospesso e Via Santo Spirito, onde encontram-se todas as lojas das griffes mais famosas do Mundo.A Via Della Spiga é a mais importante mas vale a pena perambular pelas ruas estreitas do quadrilátero.

Indico também a visita do Spazio Armani na elegante Via Manzoni nº 31.Esta é uma loja conceito de Giorgio Armani onde se pode admirar a mostra Emporio Armani,Armani Casa e Armani Fiori.Você também pode tomar um aperitivo no Café Empori Armani servido por modelos deslumbrantes e o famoso restaurante Nobu.



Nas ruas você pode se deparar com grande nomes da moda e  pessoas  transitando no melhor estilo street fashion.Em uma das minhas viagens tive o prazer de conhecer a primeira dama dos Estados Unidos Michelle Obama que estava na Salvatore Ferragamo e esbanjou simpatia e muita classe para com as pessoas que a observavam.
Abaixo algumas fotos interessantes de pessoas street fashion:



São pessoas comuns que transitam nas ruas chiques de Milão e não modelos.É um lugar onde realmente a moda acontece no dia-a dia das pessoas do local.Se você pede para tirar uma foto são capazes de pousar. Mas vou avisando: se decidir visitar o local e comprar prepare o cartão de crédito, porque as marcas são caras e a tentação é grande.
O metrô mais próximo é San Babila(linha vermelha) ou Montenapoleone(linha amarela) ,Particularmente prefiro a linha amarela do estação Montenapoleone pois você desce exatamente na porta do Spazio Giorgio Armani.
Para comprar sem gastar muito dirija-se a uma destas 04 ruas:

1-CORSO BUENOS AIRES



O Corso Buenos Aires que é uma das ruas mais longas da Europa,ligando Porta Vezenia com Piazzale Loreto é uma das ruas mais comerciais de Milão. O metro pode ser Porta Venezia ou Lima

2-CORSO VITORIO EMANUELLE
O Corso Vittorio Emanuelle começa com a loja de departamento Rinascente(seria a Galeria Lafayete da Itália)
Na Rinascente você poderá adquirir as marcas de luxo, gastronomia e design.Merece dar uma entrada para olhar pois é muito linda.Na rua alem das marcas famosas como Max Mara,Bruno Magli e Pollini, você encontrar lojas populares como H&M ,Zara e Furla.

3- VIA TORINO - É mais para os jovens, estilo casual e desportivo.

4-CORSO DI PORTA TICINESE- é  o lugar certo para as compras alternativas: Custo Barcelona,Diesel, Miss Sexteen, Gas  e tb lojas de objetos bizarros pára casa, lojas de roupas feita à mão e de acessorios.

MILÃO GASTRONOMIA
O  PECK é uma espécie de emporio mercado, restaurante, confeitaria e tudo mais.Eu amo este lugar.Ótimo para comprar lembranças e ítens gastronomicos como:sais especiais, geleias,patês, vinho etc.É hiper-sofisticado.Não deixem de conhecer.Os macarrons dele são incríveis.Endereço Via Spadari,9


Logo à frente você vai encontrar o restaurante GRACCO, sempre estrelado entre os 50 melhores do mundo.Via Victor Hugo,04

Chefe Carlo Gracco acima


MIMO- muito cool um dos mais "in" do momento.Para encontrar gente local,estilosa, moderna e comida italiana tradicional.Dê preferência à noite- corso Garibaldi,75

IBIZA-ótima comida e super animado: o preferido pelas Its Girls (corso Giuseppe Garibaldi 108


IL LUOGO DE AIMO E NADIA- 02 estrelas do Michellin, muito bom mesmo! Via Privata Raimonde Montecuccoli,6


TRATTORIA BAGUTTA

Este restaurante fica em pleno Quadrilatero da Moda! Via Bagutta 14



É  um restaurante histórico e nasceu como Osteria( restaurante caseiro em 1924) onde se comia bem e se gastava pouco.Aos poucos foi se tornando o local preferidos dos escritores, poetas e jovens promessas da arte e da literatura com pouco dinheiro e muitas idéias para concretizar.É o "Circulo Bagutta" que entre as refeições discutia livros e literatura.O primeiro premio literário Bagutta foi instituído em 1927, e foi o primeiro prêmio do genêro.
E o Bagutta alem  do valor literário, passa a ter o valor artistico.Desde sempre, Mario Vellani Marchi, entre os fundadores do Grupo Baguttiano-pintor e cenográfo do teatro Scala, desenhava a caricatura dos jurados enquanto analisavam o prêmio.Desde então estes retratos foram aumentando e agora são 160 e cobrem as paredes das históricas e fascinantes salas que junto com os afrescos transformam o restaurante em uma verdadeira galeria de arte.
Espero ter contribuido para tornar a ída a Milão mais interessante.
Buon Appetito



segunda-feira, 21 de julho de 2014

MILÃO - PARTE 1

Quando me perguntam qual a cidade mais sofisticada da Itália, sem dúvida nenhuma Milão entra na lista das mais-mais.Existe uma atmosfera especial que ostenta luxo, poder e riqueza.O estilo Milão é diferente.
Milão em italiano Milano é uma comuna italiana,capital da Lombardia. A área urbana de Milão é a quinta maior da União Europeia, com uma população estimada em 4.300.000 habitantes.
Chegada em Milão: existem três  aeroportos  internacionais em Milão ;mas os  mais importantes são :Malpensa e Linate.

AEROPORTO DE MALPENSA

O aeroporto Milão-Malpensa fica aproximadamente a 50 km do centro de Milão.É o principal aeroporto da parte norte e possui uma estação ferroviária anexada ao Termina 1 que garante a ligação direta entre o aeroporto e a estação de metrô Milão Cordorna .O serviço ferroviário chamado Malpensa Express ou o Trenitália sai numa frequência de cada 30 minutos e o tempo de percurso é de 40 minutos. Aconselho tomar um trem pois o táxi é caríssimo até Milão.

AEROPORTO LINATE
Para mim o melhor aeroporto para descer é o de Linate pois fica a somente 7 km do centro de Milão.Pode-se pegar um onibus que parte de 30 em 30 minutos da empresa Starfly  até a estação central e de lá pode-se pegar um táxi até o hotel.


COMO SE DESLOCAR EM MILÃO
Milão possui uma boa rede de transportes públicos que, certamente é a melhor maneira de circular pela cidade.O metrô é altamente eficiente, prático e leva a todos os lugares rapidamente.É possível comprar um ticket que dá direito ao uso ilimitado do metrô durante o dia  ou por dois dias (biogiornaliero)

OS MELHORES LUGARES A VISITAR EM MILÃO

1- DUOMO


DUOMO em italiano significa Catedral. Essa igreja começou a ser construída no ano de 1387, estamos falando de quase 700 anos de história, são 157 metros de comprimento e pode suportar até 40.000 pessoas no seu interior.
A Duomo de Milão somente foi terminada no ínicio de 1800 quando Napoleão, prestes a ser o Rei da Itália ordenou que fosse terminada.A visita não vai ser completa se você não se aventurar pelas alturas e visitar os telhados.

2-GALERIA VITTORIO EMANUELLE




Foi construída entre 1865 e 1877.É considerada o centro comercial mais elegante de Milão é de um notável exemplo de arquitetura neoclássico do país.Lá encontramos grifes como Prada,Louis Vuitton etc,


Não esqueça de executar o ritual supersticioso de fazer um pedido e dar 03 voltas sobre si mesmo, colocando o calcanhar do pé direito em um ponto específico do mosaico que retrata um touro.

03-TEATRO SCALA


Não deixe se enganar pela fachada neoclássica austera e sem grandes apelos.No interior é glorioso e a sala é uma das coisas mais bonitas que já vi na vida.
Se não for possível apreciar um ballet, uma ópera ou uma boa musica ,compre um bilhete para o Museu depois de checar( na plaquinha que fica do lado de fora) que a visão da sala esteja disponível.Quando entrar no museu vá para o lado esquerdo e um dos camarotes estará aberto.Dalí você pode  vislumbrar o visual da sala e seu lindo lustre de murano.

3-VISITAR A SANTA CEIA


A Ultima Ceia de Leonardo da Vinci (em italiano Il Cenacolo) é um afresco para o seu protetor o duque Lodovico Sforça e se localiza no refeitório da Igreja de Santa Maria delle Grazie.
Uma das maiores e mais conhecidas obras de arte do mundo é uma encanto para os olhos.Mas muita gente não sabe, que a Santa Ceia de Leonardo da Vinci não é um quadro e sim um afresco. Sua visita é controlada e feita a grupos de 25 pessoas a cada 15 minutos.
É importante fazer a compra da entrada pela internet e em média com 03 meses de antecedência.

4-CASTELO SFORZESCO/PARCO SEMPIONE


O Castelo Sforzesco é um dos símbolos da cidade de Milão.
Ao norte do castelo você encontra o Parco Sempione ,um parque verde com aproximadamente 180 metros de largura e 04 torres angulares.Vale a pena a visita

6-PINACOTECA DE BRERA


Fundada como museu em era Napoleônica no século 19, ainda hoje tem a maior coleção de arte que vai do seculo 13 ao seculo 19 da cidade.Caravaggio,Bellini,Bramantino e muitos outros artistas da arte italiana.

7- O QUADRILÁTERO DA MODA
falaremos com mais destaque sobre o quadrilátero da Moda e os principais restaurantes de Milão

8-COMER UM PANZEROTTO NO LUINI




Se você está no centro, quer comer uma coisa rápida, tem que ser o Panzerotto do Luini.Depois de anos e anos é a comida de rua mais famosa da cidade.O Panzerotto não é típico de Milão(é da Puglia) mas a familia Luini abriu sua padaria no final do século 19 e um dia a proprietária teve a ideia de fritar esses salgados típicos da sua região.
Não desanime com a fila: é quase sempre grande, formada de uma mistura de turistas e locais,mas é rápida.Peça a sua versão e vá come-lo na rua, porque o Luini nunca teve e não terá mesas.

09-FAZER UM AUTÊNTICO HAPPY HOUR MILANÊS



No final do dia escolha um bom bar no centro,Brera ou na área dos canais (navigli) e relaxe como um milanês.Visita a zona do rio "navigli" um lugar romântico e animado, especialmente de noite.Passear durante o pôr-do-sol admirando o reflexo das casas sobre a água antes de ir para os seus bares ,restaurantes e clubes

10- VICOLO DEL LAVANDAI


Também na área de Navigli não deixe de visitar o Vicolo del Lavandai.Sentirás que viajas no tempo até os anos 50, quando as mulheres da zona iam lá para lavar as roupas.

11- LAGO DE COMO




Se ainda tens algum tempo livre, visita um dos lagos que estão localizados perto de Milão e passa um dia fora da cidade.Qual recomendo? obviamente o pitoresco "Lago Como".O Lago de Como é um lago de origem glacial e é o terceiro maior lago da Itália,depois do lago de Garda e do lago Maggiore

Compre o ticket ida e volta na maquina que fica na Estação Milano Centrale.Chegando lá compre o ingresso para fazer o passeio até Bellagio(do outro lado do lago).Desça neste povoado e aproveite!

quarta-feira, 9 de julho de 2014

FORA DO LUGAR COMUM-'A AVENIDA DOS VULCÕES"

Vulcão Chimbarozo,de 6.310m


Esqueça a comodidade dos cruzeiros que levam os turistas ao Equador para conhecer o Arquipélago de Galápagos.O Equador não é só o paraíso naturas das Ilhas de Galápagos com sua singular e endêmica fauna que mudaram o mundo através do olhar genial de Charles Darwin. A porta de entrada de turista no país é a capital,Quito.Aos pés do Vulcão Cotopaxi,símbolo da nação de mais de 15. milhões de habitantes, a cidade está rodeada por vulcões andinos.A 2.800 metros de atitude, a capital tem o clima seco e trânsito caótico. .
Conhecer os vulcões equatorianos é aprender um pouco sobre a formação desse pequeno país sul-americano.O Equador está localizado entre duas placas tectônicas e na borda de uma formação chamada Anel de Fogo do Pacífico, que concentra mais de 600 vulcões no mundo, do Japão até a América do Sul.Desses,80 estão no Equador.

Vulcão Cotopaxi o vulcão ativo mais alto do mundo


O Parque Nacional Cotopaxi,recebeu seu nome do Vulcão Cotopaxi,considerado o vulcão ativo mais alto do mundo, com altura de 5.897m sobre o nível do mar.Três joias naturais estão neste parque:os Vulcões Pichincha,Cotopaxi e Chimborazo.

..
.

Vulcão Pichincha
As regiões vulcânicas viraram um atrativo para turistas que buscam fugir dos roteiros tradicionais.Por serem mais produtivas, concentram a maioria da população do país. Nem o risco oferecido por ser uma área de alta instabilidade geológica afasta os moradores.
Lago Cuicocha com 3.060 metros


Localizado no coração do país a Avenida dos Vulcões é de tirar o fôlego.O roteiro para conhecer a paisagem geológica sai dos arredores da capital e cruza o Sul do país pela Rodovia Pan Americana. Ao norte de Quito, destaca-se o Lago Cuicocha, que fica em uma cratera de 3.060 metros,próximo à cidade de Otavalo.
Lago Cuicocha
Caso não queira ir de carro, rumo ao sul, a viagem pode ser feita pelo tren Crucero,numa via sinuosa que cruza as montanhas.Cercado por duas cordilheiras paralelas de altitude, A Avenida dos Vulcões concentra nove dos dez picos mais altos do Equador.Foi batizada pelo explorador alemão Alexander von Humboldt, que a visitou em 1802.Alí é possível avistar As três joias naturais do Equador:Pichincha, vulcão de 4.784 metros de atitude;Cotopaxi, de 5.897 metros, o mais alto em atividade e comparado ao Monte Fuji no Japão por sua silhueta similar, e o imponente Chimborazo, de 6.310, que foi considerado a montanha mais alta do mundo até 1852, quando o Everest, com 8.850 metros de atitude, conquistou o título.
Vale realmente ver estes tesouros que ficam aqui pertinho na nossa América do Sul.