Na idade média, as noivas usavam vermelho escuro quase em tom vinho, sobre uma túnica cor amarela quase cor de açafrão. Na Grécia antiga as mulheres
usavam cores escuras inclusiva estampada.
Existem 03 teorias para o surgimento do branco.Alguns historiadores acreditam que a rainha Mary Stuart, da Escócia foi pioneira e aderiu o branco no século XVI.Uma das explicações foi que Mary Stuart fez homenagem à familia Guise,de sua mãe,que tinha a cor branca no brasão.
Outros afirmam que a primeira a se vestir de branco foi a italiana Maria de Médici, que aos catorze anos casou-se com o herdeiro do trono francês Henrique IV no século XVII.Maria usou uma vestimenta branca, com detalhes dourados e com decote quadrado, causando rebuliço na corte francesa.Diz-se que apesar de ser de tradição católica, ela se rebelou contra a estética religiosa que indicava o uso da cor preta para as cerimonias de casamento e vestidos fechados até o pescoço.
Mas a maioria parece acreditar que quem usou branco pela primeira vez foi a rainha inglesa Vitória.Ela casou no século XIX e,como acontecimento inédito, escolheu o marido e, o pediu em casamento.Ele era seu primo o principe Albert.Naquela época não era permitido fazer um pedido destes a uma rainha, então Vitória não teve outra alternativa, a não ser pedi-lo em casamento.Foi o primeiro casamento por amor.No dia do casamento ela usou um vestido e véu branco e tb não usou coroa.
A dupla de estilistas ingleses David e Elizabeth Emmanuel criaram o vestido de casamento da princesa Diana inspirado no vestido da rainha Vitória.
Nenhum comentário:
Postar um comentário