Você provavelmente já viu a paisagem da Toscana, mesmo sem nunca ter pisado nessa região italiana.São colunas verdes,oliveiras,construções medievais e cidades históricas que já foram retratadas em filmes como Gladiador,Sob o sol da Toscana(do qual tirei o titulo da postagem).
Por fim, se você é apreciador de vinhos, vai reconhecer nomes de uvas típicas da região como Chiante e Brunello.
A Toscana é um destino turístico formidável em praticamente em todos os sentidos.O mais estratégico é usar Florença(Firenze) como porta de entrada(vindo de Roma ou de Milão e pegando um trem por exemplo) eu preferi sair de Milão.O tempo de trem é em torno de 1.45 hs tomando o trem que não para.
FLORENÇA(FIRENZE)
Procure passar os primeiros dias na cidade a pé.Só depois alugue um carro e explore a Toscana(poderá ser feito tb de trem).Isso porque ficar motorizado na cidade é "roubada".É difícil estacionar, o trânsito é complicado e tudo que interessa pode ser feito a pé (grande parte das ruas do centro são fechadas aos carros),
Florença é o berço do Renascimento.A escultura mais famoso de Michelangelo(O David) fica lá.Dois dos maiores museus do País:. a Galeria Uffizi e a Galeria Dell!Academia. Especula-se que Florença detenha cerca de 40% de todo o acervo artístico da Itália.Aconselho a reservar pelo menos 03 dias na cidade.
Para desvendar os verdadeiros encantos da Toscana recomendo cidades como:
SAN GIMIGNANO
Uma das mais belas cidades da Toscana, o conjunto é sua maior beleza..Das 72 torres originais, restauram em pé,somente 14 ,das quais a mais importante é a Torre Grossa,mas forma uma cena única.
LUCCA
Maior exemplo europeu de muralhas construídas segundo os princípios de fortificação moderna.Impressionantes 4 km de comprimento e 450 metros de largura.Antigamente os carros podiam circular sobre ela, hoje proíbido, mas aberto ao tráfego de pedestres e bicicletas.
Alí nasceu o grande compositor Giacomo Puccini e algumas das Óperas mais populares do mundo, entre elas Lá Boheme e Turandot.A casa hoje é um pequeno museu que mostra retratos do grande mestre,
Lucca é um charme e além disso, tem boa fama, pelas suas escolas de gastronomia.
SIENA
Há quem diga que a PIAZZA DEL CAMPO é a mais bonita da Itália.Em forma de meia lua ,ela é palco do famosíssimo PALIO DE SIENA ,uma corrida de cavalos que acontece anualmente.
![]() |
Praça durante o PALIO DE SIENA |
MONTALCINO
A vida é vinho.Todos em Montalcino parecem estar algumas doses étilicas à frente da humanidade.No alto da colina, este vilarejo de 5 mil habitantes vive para o vinho produzido(e consumido) o célebre BRUNELLO DE MONTALCINO.
Lá pode-se um passeio a vinícula de Brunello de Montaltino.O BRUNELLO DE MONTALCINO é um DOGG (denominação de origem controlada e garantida) ou seja sua produção deve seguir regras rígidas .
Um bom Brunello pode ser guardado por 10 a 30 anos se mantido em condições ideiais.O Brunello de Montalcino é liberado para o consumo após 05 anos na vinícula.Já o reserva fica um ano a mais.A graduação alcoólica é de no mínimo de 12 anos.
PISA
em Pisa quase não tem o que fazer, a não ser a Piazza dei Miracoli com a famosa torre de Pisa, o duomo, a Torre do Sino e o cemitério.Todas essas grandiosas construções ficam sob um lindo gramado verde.
Gostaram da Toscana? tem muito mais, mas procurei indicar as que acho mais charmosas.
Ah esqueci de dizer que as melhores épocas para se visitar a toscana é na Primavera e no outono.O inverno é muito frio(pode nevar em algumas partes) e no verão é muito quente e movimentado demais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário