terça-feira, 24 de junho de 2014

QUE CHITA BACANA!!!!!!!!!!!!

A Chita é um tecido de algodão com estampa de flores fortes, geralmente florais e trama simples.A estamparia é feita sobre o tecido conhecido como MORIM.

Vocês sabem de onde vem o nome Chita?vem do sânscrito Chintz e surgiu na India medieval e conquistou os europeus antes de se popularizar no Brasil.Veio para o Brasil em 1800.
Até o final dos anos 20, a manufatura têxtil de algodão absorvia 40% do capital e 23% de toda a nossa mão-de-obra empregada em nossa industria .






A estamparia, a pleno vapor no ano de 1885 e as chitas já eram fabricadas em larga escala em grandes empresas.
Em 1944 era aberta em Contagem MG a "Estamparia S.A" que é uma das poucas empresas que ainda produz Chita, mas apenas 100 mil a 150 mil metros por mês,o que corresponde a 5% de sua produção mensal de tecidos.


Hoje a Chita é o tecido característico  das festas populares e em artigos de decoração.
dois personagens do Maracatu totalmente vestidos de Chita


A CHITA NA MODA
De tempos em tempos, ganha espaços em passarelas ,galerias de arte,vitrines e palcos ,quando estilistas,artistas plásticos,designers e outros criadores redescobrem e as incorporam a suas produções.
Em 2005 (de 21 de janeiro a 20 de fevereiro)o Museu da Casa Brasileira, apresentou uma exposição com 11 estilistas brasileiros e suas diversas concepções sobre a Chita"tecido ordinário de algodão, estampado em cores", segundo a definição do Aurélio o simples verbete não traduz porém, o dia-a-dia do também chamado tecido popular.É restringi-lo demais.Os estilistas foram escolhidos para expressar o que de melhor tem a Chita .
Vamos conhece-los?

KARLA GIROTTO
MARCELO SOMMER

NEON



AMAPÔ




REINALDO LOURENÇO


ANDRÉ LIMA

RAIA DE GOYE

RONALDO FRAGA



LINO VILLAVENTURA



GLORIA COELHO
MADALENA



Como podemos constatar com um pouco de criatividade um simples tecido poderá ser transformado em uma linda obra de arte.
Espero que o meu blog tenha contribuído para acrescentar algo mais da nossa cultura de moda!

Nenhum comentário:

Postar um comentário