A região do Marais, composta pelos 3° e 4º arrondissements, é o lugar mais "cool" de Paris.É lá que andam as pessoas descoladas, ligadas ao mundo da moda, do cinema e em outras formas de arte. Por ser um lugar tão completo com o tempo foi ganhando espaço entre os turistas e hoje em dia vive cheio deles.Mas estes turistas nada têm a ver com aqueles que ficam perambulando o dia todo pela Champs Elysées.
O melhor dia para se ir ao Marais é o domingo, pois enquanto a maioria dos outros lugares de Paris está com suas portas fechadas, o Marais está, literalmente, bombando com praticamente todas as lojas abertas.
Mesmo quando Paris está cinza, o Marais está colorido.Vejam o detalhes dos banquinhos na brasserie (pequeno bistrô) abaixo:
Por ser uma bairro tão especial que tão conhecê-lo? preparei para voces um roteiro para que vocês possam andar pelo Marais.Mas aviso que é ótimo se perder nas suas ruazinhas estreitas e descobrir novos lugares.
Que tal começar pelo Centro Georges Pompidou, conhecido pelos franceses como
"Beaubourg"
O presidente francês Georges Pompidou tomou a iniciativa de mandar construir, nas foi inaugurado em 1977 pelo presidente Valery Giscard D'Estaing.
Abriga o museu de Arte Moderna onde encontra-se a maior coleção de Arte Moderna Contemporânea da Europa com pinturas de Dali,Picasso,Kandisnky e muitos outros artistas fantásticos.
,Abriga também o Instituto de Pesquisa Acustica e Musical , assim como uma Biblioteca gratuita.Você poderá voltar outro dia para passar pelo menos 04 horas pois vale a pena.
Ao sair do Pompidou aprecie a bela esplanada que circunda o centro pois sempre está cheia de artistas nos finais de semana.
Siga então por uma ruazinha lateral até a Place Igor Stravinsky( para quem não sabe foi um compositor russo que rompeu todos os paradigmas da musica, sendo portanto incompreendido no inicio da sua carreira.Foi tb amante da estilista Channel)Nesta praça encontram-se belas esculturas coloridas criadas por Jean Trianguely e Niki de Saint Phalle.
Siga em direção à rue Sainte Croix de la Bretonnieries, a rua focada no público gay, divirta-se com as padarias temáticas, lojas de design.É lá que fica a loja "Passage du Désir", um sex shop boutique super moderna e a loja Pierre Hermé que vende os melhors "macarons" da cidade.
Depois no coração do 4º arrondissemente você encontra uma parte da comunidade judia.Entre as Rue Des Rosiers e Des Écouffes, você vai encontrar as sinagogas, livrarias e ótimas patisseries e padarias e o famoso "L'as du Falafel" um restaurante simples que atrai multidões vindas de todos os cantos da cidade para comer o maravilhoso sanduiche da casa.
 |
O L'as du Falafel- olhem a fila para comprar o melhor falafel da cidade |
Vocês sabem o que é o falafel?é um salgadinho originario do Oriente Medico e consiste em um bolinho feito de grão de bico ou fava moídos normalmente misturados com condimentos como alho,cebolinha,salsa,coentro e cominho.
Pertinho dali,. na rue Sévigne bem no nº 40 fica uma das melhores lojas de multimarcas de Paris, a L'Eclaireur ' e também o Musée Carnavalet dedicado à historia de Paris.
Finalmente chegaremos a "Place des Vosges" é uma das mais bonitas de Paris.Também chamada Praça Real pois foi construída por Henri IV em 1612
Servia meramente para os duelos.
Para descobrir os segredos desta praça aconchegante e romântica começe andando pelas arcadas,namore com as vitrines e os pequenos cafés e restaurantes.
No numero 09, está um dos melhores restaurantes e mais luxuosos restaurantes de Paris.Instalado desde 1986, o L'Ambroisie" tem 3 estrelas do Michellin.Eu aconselho apedir a massa foleada com lagosta ,gergelim e molho curry (apesar de não gostar de curry, vale a pena!
O jardim da praça atrai moradores e turistas quando o tempo está quemnte.Abaixo uma cena tipicamente parisiense.
Vocês viram como vale a pena conhecer um pouco mais de Paris.Muitos que já conhecem os pontos turisticos principais de Paris poderiam se aventurar passando um domingo no Marais.Vous êtes d'accord?