terça-feira, 24 de junho de 2014

QUE CHITA BACANA!!!!!!!!!!!!

A Chita é um tecido de algodão com estampa de flores fortes, geralmente florais e trama simples.A estamparia é feita sobre o tecido conhecido como MORIM.

Vocês sabem de onde vem o nome Chita?vem do sânscrito Chintz e surgiu na India medieval e conquistou os europeus antes de se popularizar no Brasil.Veio para o Brasil em 1800.
Até o final dos anos 20, a manufatura têxtil de algodão absorvia 40% do capital e 23% de toda a nossa mão-de-obra empregada em nossa industria .






A estamparia, a pleno vapor no ano de 1885 e as chitas já eram fabricadas em larga escala em grandes empresas.
Em 1944 era aberta em Contagem MG a "Estamparia S.A" que é uma das poucas empresas que ainda produz Chita, mas apenas 100 mil a 150 mil metros por mês,o que corresponde a 5% de sua produção mensal de tecidos.


Hoje a Chita é o tecido característico  das festas populares e em artigos de decoração.
dois personagens do Maracatu totalmente vestidos de Chita


A CHITA NA MODA
De tempos em tempos, ganha espaços em passarelas ,galerias de arte,vitrines e palcos ,quando estilistas,artistas plásticos,designers e outros criadores redescobrem e as incorporam a suas produções.
Em 2005 (de 21 de janeiro a 20 de fevereiro)o Museu da Casa Brasileira, apresentou uma exposição com 11 estilistas brasileiros e suas diversas concepções sobre a Chita"tecido ordinário de algodão, estampado em cores", segundo a definição do Aurélio o simples verbete não traduz porém, o dia-a-dia do também chamado tecido popular.É restringi-lo demais.Os estilistas foram escolhidos para expressar o que de melhor tem a Chita .
Vamos conhece-los?

KARLA GIROTTO
MARCELO SOMMER

NEON



AMAPÔ




REINALDO LOURENÇO


ANDRÉ LIMA

RAIA DE GOYE

RONALDO FRAGA



LINO VILLAVENTURA



GLORIA COELHO
MADALENA



Como podemos constatar com um pouco de criatividade um simples tecido poderá ser transformado em uma linda obra de arte.
Espero que o meu blog tenha contribuído para acrescentar algo mais da nossa cultura de moda!

terça-feira, 17 de junho de 2014

SOB O SOL DA TOSCANA

A Toscana é uma região da Itália Central cuja capital é Florença.É formada por 10 províncias, com cerca de 287 Comunas(cidades).
Você provavelmente já viu a paisagem da Toscana, mesmo sem nunca ter pisado nessa região italiana.São colunas verdes,oliveiras,construções medievais e cidades históricas que já foram retratadas em filmes como Gladiador,Sob o sol da Toscana(do qual tirei o titulo da postagem).



Por fim, se você é apreciador de vinhos, vai reconhecer nomes de uvas típicas da região como Chiante e Brunello.
A Toscana é um destino turístico formidável em praticamente em todos os sentidos.O mais estratégico  é usar Florença(Firenze) como porta de entrada(vindo de Roma ou de  Milão e pegando um trem por exemplo)  eu  preferi sair de Milão.O tempo de trem é em torno de 1.45 hs tomando o trem que não para. 

FLORENÇA(FIRENZE)
Procure passar os primeiros dias na cidade a pé.Só depois alugue um carro e explore a Toscana(poderá ser feito tb de trem).Isso porque ficar motorizado na cidade é "roubada".É difícil estacionar, o trânsito é complicado e tudo que interessa pode ser feito  a pé (grande parte das ruas do centro são fechadas aos carros),

Florença é o berço do Renascimento.A escultura mais famoso de Michelangelo(O David) fica lá.Dois dos maiores museus do País:. a Galeria Uffizi e a Galeria Dell!Academia. Especula-se que Florença detenha cerca de 40% de todo o acervo artístico da Itália.Aconselho a reservar pelo menos 03 dias na cidade.
Para desvendar os verdadeiros encantos da Toscana recomendo cidades como:

SAN GIMIGNANO

Uma das mais belas cidades da Toscana, o conjunto é sua maior beleza..Das 72 torres originais, restauram em pé,somente 14 ,das quais  a mais importante é a Torre Grossa,mas forma uma cena única.


LUCCA


Maior exemplo europeu de muralhas construídas segundo os princípios de fortificação moderna.Impressionantes 4 km de comprimento e 450 metros de largura.Antigamente os carros podiam circular sobre ela, hoje proíbido, mas aberto ao tráfego  de pedestres e bicicletas.
Alí nasceu o grande compositor Giacomo Puccini e algumas das Óperas mais populares do mundo, entre elas Lá Boheme e Turandot.A casa hoje é um pequeno museu que mostra retratos do grande mestre,


Lucca é um charme e além disso, tem boa fama, pelas suas escolas de gastronomia.

SIENA

Há quem diga que a PIAZZA DEL CAMPO é a mais bonita da Itália.Em forma de meia lua ,ela é palco do famosíssimo PALIO DE SIENA ,uma corrida de cavalos que acontece anualmente. 




Praça durante o PALIO DE SIENA
MONTALCINO
A vida é vinho.Todos em Montalcino parecem estar  algumas doses étilicas à frente da humanidade.No alto da colina, este vilarejo de 5 mil habitantes vive para o vinho produzido(e consumido) o célebre BRUNELLO DE MONTALCINO.
Lá pode-se um passeio a vinícula de Brunello de Montaltino.O BRUNELLO DE MONTALCINO é um DOGG (denominação de origem controlada e garantida) ou seja sua produção deve seguir regras rígidas .
Um bom Brunello pode ser guardado por 10 a 30 anos se mantido em condições ideiais.O Brunello de Montalcino é liberado para o consumo após 05 anos na vinícula.Já o reserva fica um ano a mais.A graduação alcoólica é de no mínimo de 12 anos.



PISA
em Pisa quase não tem o que fazer, a não ser a Piazza dei Miracoli com a famosa torre de Pisa, o duomo, a Torre do Sino e o cemitério.Todas essas grandiosas construções ficam sob um lindo gramado verde.

Gostaram da Toscana? tem muito mais, mas procurei indicar as que acho mais charmosas.
Ah esqueci de dizer que as melhores épocas para se visitar a toscana é na Primavera e no outono.O inverno é muito frio(pode nevar em algumas partes)  e no verão é muito quente e movimentado demais.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

ROMANCE SEM PALAVRAS, CHOPIN E GEORGE SAND

Terno, gravata, cartola, charutos. Ideias socialistas, romances feministas e uma lista de amantes. George Sand certamente era uma mulher fora dos padrões da Paris do século XIX. Nascida Aurore Dupin, a escritora despertava frisson por onde passava. Na adolescência, George pensou em tornar-se freira. Mas após a morte da avó acabou tomando outro rumo. Ela adotou um nome masculino, participou do movimento romântico, aderiu aos ideais de Saint-Simon e adotou o modo de vida da boêmia literária.Ela adotou nome masculino para ser aceita entre os intelectuais da época.



Sim, George Sand era uma romancista. E você me pergunta O QUE HÁ DE INTERESSANTE PARA ESTÁ EM UM BLOG? Pois bem. Tudo começou em 1836, quando a condessa Marie de Agoult, amante do compositor Franz Liszt, resolveu dar uma festa. Foi nessa ocasião que GeoTerno, gravata, cartola, charutos. Ideias socialistas, romances feministas e uma lista de amantes. George Sand certamente era uma mulher fora dos padrões da Paris do século XIX. Nascida Aurore Dupin, a escritora despertavafrisson por onde passava. Na adolescência, George pensou em tornar-se freira. Mas após a morte da avó acabou tomando outro rumo. Ela adotou um nome masculino, participou do movimento romântico, aderiu aos ideais de Saint-Simon e adotou o modo de vida da boêmia literária.
rge Sand conheceu o jovem pianista e compositor polaco Frédéric Chopin.

Ai você já antecipa: os dois caíram de amores um pelo outro e foram felizes para sempre. Não. Devemos lembrar que George Sand era uma mulher inteligente e intrigante e que Chopin era, em tese, um compositor da era romântica de cabeça aberta. No entanto, vamos levar também em consideração que eles estavam no século XIX e que Sand não devia parecer muito atraente usando uma cartola e fumando charutos. Chopin, então, não achou a menor graça na George Sand, pelo contrário, o pianista disse a sua família sobre o caso: "Há algo sobre ela que me repele".

É claro que a história não acaba por ai. Chopin não gostou de Sand, mas Sand ficou apaixonada por Chopin. E, decidida como era, não desistiu fácil e conseguiu conquistá-lo pelo cansaço. Por fim, os dois passaram dez anos juntos. Chopin tinha uma doença pulmonar crônica e dependia dos cuidados de George. Os dois acabaram se separando dois anos antes da morte de Chopin por problemas com a filha de George, Solange. George Sand e Chopin formaram um dos casais mais interessantes da Era Romântica. E o relacionamento dos dois influenciou significativamente a obra de Chopin.

O caso de Chopin e Sand já foi tema de diversos filmes, entre eles "Imprompt", com o inglês Hugh Grant no papel do compositor. 

domingo, 8 de junho de 2014

UM DOMINGO NO MARAIS

A região do Marais, composta pelos 3° e 4º arrondissements, é o lugar mais "cool" de Paris.É lá que andam as pessoas descoladas, ligadas ao mundo da moda, do cinema e em outras formas de arte. Por ser um lugar tão completo com o tempo foi ganhando espaço entre os turistas e hoje em dia vive cheio deles.Mas estes turistas nada têm a ver com aqueles que ficam perambulando o dia todo pela Champs Elysées.



O melhor dia para se ir ao Marais é o domingo, pois enquanto a maioria dos outros lugares de Paris está com suas portas fechadas, o Marais está, literalmente, bombando com praticamente todas as lojas abertas.
Mesmo quando Paris está cinza, o Marais está colorido.Vejam o detalhes dos banquinhos na brasserie (pequeno bistrô) abaixo:




Por ser uma bairro tão especial que tão conhecê-lo? preparei para voces um roteiro para que vocês possam andar pelo Marais.Mas aviso que é ótimo se perder nas suas ruazinhas estreitas e descobrir novos lugares.
Que tal começar pelo Centro Georges Pompidou, conhecido pelos franceses como
"Beaubourg"

O presidente francês Georges Pompidou tomou a iniciativa de mandar construir, nas foi inaugurado em 1977 pelo presidente Valery Giscard D'Estaing.
Abriga o museu de Arte Moderna onde encontra-se a maior coleção de Arte Moderna Contemporânea da Europa com pinturas de Dali,Picasso,Kandisnky e muitos outros artistas fantásticos.
,Abriga também o Instituto de Pesquisa Acustica e Musical , assim como uma Biblioteca gratuita.Você poderá voltar outro dia para passar pelo menos 04 horas pois vale a pena.
Ao sair do Pompidou aprecie a bela esplanada que circunda o centro pois sempre está cheia de artistas nos finais de semana.
Siga então por uma ruazinha lateral até a Place Igor Stravinsky( para quem não sabe foi um compositor russo que rompeu todos os paradigmas da musica, sendo portanto incompreendido no inicio da sua carreira.Foi tb amante da estilista Channel)Nesta praça encontram-se belas esculturas coloridas criadas por Jean Trianguely e Niki de Saint Phalle.



Siga em direção à rue Sainte Croix de la Bretonnieries, a rua focada no público gay, divirta-se com as padarias temáticas, lojas de design.É lá que fica a loja "Passage du Désir", um sex shop boutique super moderna e a loja Pierre Hermé que vende os melhors "macarons" da cidade.

Depois no coração do 4º arrondissemente  você encontra uma parte da comunidade judia.Entre as Rue Des Rosiers e Des Écouffes, você vai encontrar as sinagogas, livrarias e ótimas patisseries e padarias e o famoso "L'as du Falafel" um restaurante simples que atrai multidões vindas  de todos os cantos da cidade para comer o maravilhoso sanduiche da casa.
O L'as du Falafel- olhem a fila para comprar o melhor falafel da cidade
Vocês sabem o que é o falafel?é um salgadinho originario do Oriente Medico e consiste em um bolinho feito de grão de bico ou fava moídos normalmente misturados com condimentos como alho,cebolinha,salsa,coentro e cominho.

Pertinho dali,. na rue Sévigne bem no nº 40 fica uma das melhores lojas de multimarcas de Paris, a L'Eclaireur ' e também o Musée Carnavalet dedicado à historia de Paris.
Finalmente chegaremos a "Place des Vosges" é uma das mais bonitas de Paris.Também chamada Praça Real pois foi construída por Henri IV em 1612

Servia meramente para os duelos.
Para descobrir os segredos desta praça aconchegante e romântica começe andando pelas arcadas,namore com as vitrines e os pequenos cafés e restaurantes.

No numero 09, está um dos melhores restaurantes e mais luxuosos restaurantes de Paris.Instalado desde 1986, o L'Ambroisie" tem 3 estrelas do Michellin.Eu aconselho apedir a massa foleada  com lagosta ,gergelim e molho curry (apesar de não gostar de curry, vale a pena!


O jardim da praça atrai moradores e turistas quando o tempo está quemnte.Abaixo uma cena tipicamente parisiense.


Vocês viram como vale a pena conhecer um pouco mais de Paris.Muitos que já conhecem os pontos turisticos principais de Paris poderiam se aventurar passando um domingo no Marais.Vous êtes d'accord?

sexta-feira, 6 de junho de 2014

EMPRESÁRIO TRANSFORMA O BAIRRO DE MARAIS(PARIS)EM COMPLEXO DE COMPRAS,LAZER E CULTURA

Vocês conhecem o "Marais"?
Repleto de galerias de arte,ateliês e museus, o bairro do Alto Marais, no 3º arrondisement parisiense, vai reforçar sua faceta turística,com um projeto grandioso!:"La Jeune Rue"(a rua jovem)
No local, entre as ruas du Vertbois, Volta e Notre Dane de Nazareth,haverá uma concentração de bares, mercados, restaurantes e lojas, todas com foco na sustentabilidade e comércio justo.

Por trás do complexo está o empresário Cédric Naudon.Nos últimos anos, ele comprou 30 imóveis na região e convidou 22 arquitetos e designers de projeção internacional para reformá-los.
Entre os profissionais,há nomes como o italiano Andrea Branzi, considerado um dos maiores designers de seu país, responsável pelo cinema, e os brasileiros irmãos Campana que estão à frente do bistrô e do restaurante de peixes.
A partir de fim de junho, Dos 30 negócios que se instalarão ali, 31 têm relação direta com alimentação.Gastronomia é o grande foto do projeto.Cultura, consumo de serviços também estarão no mapa de Naudon.Um cinema, uma galeria de arete, uma gráfica, uma fábrica de papeis e uma loja de facas japonesas estão nos planos do empresário, que promete praticar preços justos para evitar elitização do local.
Para que vocês conheçam um pouco mais sobre o Marais, o nosso próximo post, falarei somente sobre este bairro maravilhoso que é o preferido dos estilistas e dos que amam Paris. Á bientôt

segunda-feira, 2 de junho de 2014

CAPRI E ANACAPRI


Vocês já leram sobre a Costa Amalfitana, e a minha sugestão de hoje é que aproveitem e conheçam Capri e Anacapri que fica pertinho e é imperdível.
Obviamente em Capri é possível chegar via mar:balsas e barcos partem de Napoles e Sorrento.No verão também é possível partir de Positano,Amalfi,Salermo e Ischia.
Quando fui a Capri preferi ir de Nápoles. Em Nápoles existem dois portos com barcos para Capri: o Molo Beverello e Calata di massa.
Do molo Beverello partem os "Aliscafi"(uma espécie de lancha de alta velocidade)aconselho a pegar um Aliscafi.

CAPRI
Capri é uma ilha italiana situada no golfo de Nápoles, no mar Tirreno, a pouca distância do continente.São somente 10,36 km². A ilha é dividida em Capri e Anacapri.
Logo ao chegar o colorido do casario quebra o domínio monocromático dos paredões de rocha.
Capri se ergue diante do porto como "se escalasse o rochedo acidentalmente".Na parte alta casinhas, casarões, palácios, restaurantes e hoteis se acomodam em meio a vegetação.O gostoso é andar.Logo quanto aporta o visitante deixa suas malas na Marina Grande ponto de chegada, aos cuidados dos carregadores.Não esquente a cabeção pois eles deixarão no seu hotel localizado na parte alta da cidade.O acesso até lá é feito por funicular.

Aconselho a passar pelo menos 01 noite em Capri e desfrutar do romântismo da ilha.Lá em cima no ponto final do bondinho é a Piazza Humberto 1 mais conhecida como Piazzeta a principal praça de Capri.

Nesta praça se concentra toda vida noturna de Capri.

O QUE VER EM CAPRI

A GRUTA AZUL-um conto de fadas, pedaço do paraíso do imperador Tiberio
ARCO NATURALE E PIZZOLUNGO-

VILLA JOVIS- A casa onde o imperador Tiberio se dedicou a vida privada


JARDINS SUSPENSOS DE AUGUSTO E VIA KRUPP- Os jardins suspensos  sobre o mar de Capri






ANACAPRI

Anacapri é menor ,que Capri e é um prazer passear pelas ruazinhas mais afastadas do Centro,onde os habitantes vão tocando a vida no seu ritmo tranquilo.


VILLA SAN MICHELLE
 RUAZINHAS ESTREITAS DE ANACAPRI



Não deixe de tomar um licor tipico da região que se chama Limocello


LIMONCELLO-é um licor de limão produzido especialmente na região do golfo de Nápoles ,na Costa Amalfitana e nas ilhas Ischia e Capri.
Vocês agora concordam comigo que vale a pena tirar umas férias e visitar a Costa Amalfitana e dar um pulinho em uma das ilhas mais belas do mundo"Ilha de Capri"? especialmente com aquela pessoa especial que voce ama ou amigas maravilhosas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!