domingo, 10 de janeiro de 2016

TRANSIBERIANA: A MAIS LONGA FERROVIA DO MUNDO -PARTE 1

Desde o ano passado quando a transiberiana nos foi apresentada pela amiga Ana D'Aurea Chaves(Viagens além do Olhar) durante uma reunião das amigas "Mais Mais", minha curiosidade fez com que iniciasse uma pesquisa sobre esta tão falada ferrovia.
Então vou iniciar pelo seu historico.



A ferrovia mais longa do mundo- quase 10 mil quilômetros, um quarto da circunferencia  da terra na altura do Equador.A transiberiana cuja construção exigiu que florestas inteiras  fossem abatidas,rios desviados,milhares de quilômetros de trilhos instalados e centenas de pontes construídas-ainda surpreende pelo gigantismo.
Tudo começou em 1867,depois que o Império Russo, em dificuldades financeiras por conta da Guerra da Criméia(1853-1856)vendeu o Alasca para os EUA.O governo russo percebeu, que a Sibéria ,terra selvagem e de exílio onde somente os negociantes de pele faziam fortuna, dispunha de riquezas ainda não exploradas, entre elas as enormes jazidas de ouro.Como transporta-las, se não fosse por ferrovia?Assim,nasceu a ideia da Transiberiana.
As autoridades czaristas compreenderam rapidamente a importância econômica e estrategica de um trem que ligasse Moscou a Vladivostok, a jovem cidade construida em frente ao Japão , rival historico da Russia.Após o conflito franco-prussiano de 1870, a diplomacia russa percebeu que, no caso de guerra com os japoneses, a ferrovia seria um meio eficaz para transportar as tropas-o que foi confirmado em 1904.Pode-se dizer que a Transiberiana foi, a principio, construída por militares e para militares.
Embora no final do seculo XIX, o trem existisse somente nos documentos do Comitê das linhas ferreas, a colonização das terras aráveis siberianas se acelerou.Apesar de todas as pressoes sobre o Czar Alexandre III somente seu filho, o czareviche Nicolau, assinou um documento de próprio punho e datado de 29 de março de 1891,ele sela o destino da Transiberiana.*-ignorando que, 27 anos mais tarde ,ele faria, naquela ferrovia sua última viagem.Ecaterimburgo foi a cidade onde ele foi executado em 1918 com toda sua familia.*
Diante de um casebre de madeira Nicolau instalou o primeiro trilho.Os constutores foram declarados "Heróis  da Pátria".A transiberiana fez muitas vítimas: milhares de operários ficaram cegos por causa das picadas dos insetos.
A transiberiana foi concluida em 1903.
Espero que tenham gostado deste resumo do histórico da transiberiana.Nossa próxima postagem será sobre uma viagem pela transiberiana. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário