domingo, 24 de janeiro de 2016

TRANSIBERIANA UMA VIAGEM POR DOIS CONTINENTES-PARTE 2

Hoje falarei  sobre a viagem no lendário transiberiano e pode ser uma das grandes aventuras da sua vida. Ainda não tive o previlégio de faze-lo mas este roteiro com certeza é um sonho que breve realizarei.
1- MOSCOU- Este será o ponto de partida da nossa viagem.O ideal para quem não conhece a cidade seria chegar pelo menos 03 dias antes para desfrutar de uma cidade tão rica em cultura.Não falarei sobre a cidade pois precisaria de um tema inteiro sobre Moscou.

2-KAZAN

As margens do rio Volga sua paisagem urbana é uma confecção visual de arquitetura que, de alguma forma,consegue ser ao mesmo tempo divertida e seria independente de sua inclinação espiritual.Não deixe de visitar o templo de "Todas as Religiões",no centro cultural multicolorido construido pelo artista Ildar Khanov


3- YEKATERINBURG
É a quarta maior cidade da Russia.A cidade foi uma das primeiras cidades industriais da Russia,Yekaterinburg era ao mesmo tempo tanto um centro de fabricação e uma fortaleza entre a Europa e a Asia.
Após a Revolução de outubro a familia do deposto Czar  Nicolas II foi enviada para o exilio em Yekaterinburg onde eles foram presos na Ca Ipatiev na cidade.Nas primeiras horas da manhã de 17 de julho de 1918 o Czar deposto sua esposa Alexandra e os 04 filhos executados pelos bolcheviques na Casa Ipatiev.


Casa Ipatiev 
Em baixo da cidade encontra-se a caverna mais coloridade de sal do mundo.

4- NOVOSIBIRSK

Novosibirsk ou Nova Siberia é a terceira cidade mais populosa da Russia depois de Moscou e St.Petersburg e a maior da Siberia.Foi fundada em 1893 durante a construção da Transiberiana.

5-IRKUTSK


É um dos lugares mais importantes da Siberiana.Trata-se de uma cidade russa porém localizada na ASIA.A transiberiana liga a cidade a outras regiões da Russia e Mongolia.

6- LAGO BAIKAL

A maior reserva de agua doce mundo,localizado no sul da Siberia(Russia) é Patrimonio Mundial da Unesco.Desagual nele cerca de 300 rios.É um habitat em biodiversidade, com cerca de 1085 especies de planta e 1550 especies e variedades de animais sendo conhecido como as "Galápagos"da Russia.

7-ULAN UDE-
maior monumento de LENIN


É a capital da Buriácia, na Federação Russa localizada a 100 km do lago Baikal.Foi fundada em 1666 pelos russos cossacos.Devida a sua posição a cidade cresceu rapidamente e tornou-se um grande centro comercial conectando a Russia com a China e a Mongólia.

8-ULAN BATON
È a capital e a maior cidade da Mongólia.Em 1904, na ocasião da expedição britânica ao Tibete, o Dalai Lama ,retirou-se da capital tibetana e foi para Ulan Baton(Ikh Kruree era o nome naquele tempo) onde permaneceu até 1908.Após a proclamação da Independencia da Mongólia com o colapso do Império Manchu em 1911 a cidade tornou-se a capital da Republica Popular da Mongólia e adotou o nome atual de Ulan Bator.

9-ERLIAN

É a cidade de fronteira da Mongólia para a China.É conhecida como a cidade dos dinossauros.É uma área onde os arredores  especialmente  na zona dos lagos salgados conhecido pelos paleontologistas como a cidade onde foram descobertos diferentes Dinossauros.A cidade abriga um museu de Dinossauros.

10-BEIJING-PEQUIM
Aqui em `Pequim termina a viagem pela transiberiana e a nossa sugestão é que fiquem nesta linda cidade pelo menos 04 dias.
Espero que tenham gostado desta postagem e até breve com mais assuntos relacionados com Moda,Arte e Viagens!

domingo, 10 de janeiro de 2016

TRANSIBERIANA: A MAIS LONGA FERROVIA DO MUNDO -PARTE 1

Desde o ano passado quando a transiberiana nos foi apresentada pela amiga Ana D'Aurea Chaves(Viagens além do Olhar) durante uma reunião das amigas "Mais Mais", minha curiosidade fez com que iniciasse uma pesquisa sobre esta tão falada ferrovia.
Então vou iniciar pelo seu historico.



A ferrovia mais longa do mundo- quase 10 mil quilômetros, um quarto da circunferencia  da terra na altura do Equador.A transiberiana cuja construção exigiu que florestas inteiras  fossem abatidas,rios desviados,milhares de quilômetros de trilhos instalados e centenas de pontes construídas-ainda surpreende pelo gigantismo.
Tudo começou em 1867,depois que o Império Russo, em dificuldades financeiras por conta da Guerra da Criméia(1853-1856)vendeu o Alasca para os EUA.O governo russo percebeu, que a Sibéria ,terra selvagem e de exílio onde somente os negociantes de pele faziam fortuna, dispunha de riquezas ainda não exploradas, entre elas as enormes jazidas de ouro.Como transporta-las, se não fosse por ferrovia?Assim,nasceu a ideia da Transiberiana.
As autoridades czaristas compreenderam rapidamente a importância econômica e estrategica de um trem que ligasse Moscou a Vladivostok, a jovem cidade construida em frente ao Japão , rival historico da Russia.Após o conflito franco-prussiano de 1870, a diplomacia russa percebeu que, no caso de guerra com os japoneses, a ferrovia seria um meio eficaz para transportar as tropas-o que foi confirmado em 1904.Pode-se dizer que a Transiberiana foi, a principio, construída por militares e para militares.
Embora no final do seculo XIX, o trem existisse somente nos documentos do Comitê das linhas ferreas, a colonização das terras aráveis siberianas se acelerou.Apesar de todas as pressoes sobre o Czar Alexandre III somente seu filho, o czareviche Nicolau, assinou um documento de próprio punho e datado de 29 de março de 1891,ele sela o destino da Transiberiana.*-ignorando que, 27 anos mais tarde ,ele faria, naquela ferrovia sua última viagem.Ecaterimburgo foi a cidade onde ele foi executado em 1918 com toda sua familia.*
Diante de um casebre de madeira Nicolau instalou o primeiro trilho.Os constutores foram declarados "Heróis  da Pátria".A transiberiana fez muitas vítimas: milhares de operários ficaram cegos por causa das picadas dos insetos.
A transiberiana foi concluida em 1903.
Espero que tenham gostado deste resumo do histórico da transiberiana.Nossa próxima postagem será sobre uma viagem pela transiberiana.