quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

DUAS ESTILISTAS TENTAM REDEFINIR A IDÉIA DE GLAMOUR

Duas mulheres, um único propósito:acrescentar doses de glamour ao guarda-roupa feminino.
A tarefa da belga-americana Diane von Furstenberg e da venezuelana Carolina Herrera pode parecer simples, mas numa época em que a palavra "glamour"é sinonimo de qualquer vestido longo com alguma aplicação de brilho, suas coleções de inverno 2016,exibidas na semana de Nova York,mostram que a beleza não é fácil de ser executada. Em sua ultima coleção apresentada no domingo (15).Furstenberg, guru por trás do "wrap dress"(vestido envelope dos anos 1970,amarrado na cintura),mostrou peças para o que chamou de "agentes duplos"-mulheres fatais que mostram e escondem à pele sem pudor;






Jaquetas de smoking dialogaram, na passarela, com vestido de vermelho profundo e estampas florais.Não há nada austero apesar de a alfaiataria ser um ponto de partida para a imagem proposta.Contrapõe tambem elementos do guarda-roupa masculino e feminino para moças que, nas palavras de Furstenberg "comandam seu próprio mundo.


Carolina Herrera, estilista famosa por seus vestidos criados para tapetes vermelhos de premiações como Oscar e Globo de Ouro, esta venezuelana diz ter se inspirado na água para conceber sua coleção de inverno

Os reflexos do mar sob a luz da lua parecem ter norteado a escolha da paleta de cores com tons de cinza e azuis.O vermelho ,marca da estilista aparecia em pinceladas no busto das peças,construídas ora com silhueta ajustada , ora mais larga/

Recortes arredondados seguiam pelo comprimento do vestido como se reproduzissem as ondas do mar.

Uma elegância calma, sem arroubos fashionista ou assimetrias desmesuradas, fizeram da coleção de Herrera uma das mais chics da temporada.

pesquisa realizada na folha de SP (16/2015) e sites das estilistas

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

ICH BIN EIN BERLINER- "BERLIN " POR NAURA FRANCO

ICH BIN EIN BERLINER(eu sou um berlinense, em alemão) é uma citação de um discurso feito em 26 de junho de 1963 pelo Presidente dos Estados Unidos à época John F.Kennedy em Berlim Ocidental.Quem não quer ser um berlinense?
Neste post apresento minha sugestão de roteiro de 04 dias em Berlim com base em viagens que já fiz para lá .Precisamos de muitos mais dias para conhece-la melhor, por isto sempre que 
tenho oportunidade vou  visita-la.Ví Berlim a primeira vez em 1982 e foi sensacional porque ela me foi mostrada por uma amiga brasileira casada com um alemão Marielda Kampse,que dedicou 03 dias do seu precioso tempo, indo inclusive a Berlin Oriental.Naquele tempo precisava-se de um visto de ida e retorno no mesmo dia.

primeiro dia-
Uma ótima maneira de começar bem o passeio em Berlim é visitando o REICHTAG

O edificio do Parlamento Alemão,palco de momentos históricos, em 1918 o político Scheidemann proclama a Republica na Alemanha de uma das suas janelas e em 1933 há um incendio no predio, acontecimento que foi usado pelos nazistas para iniciar a perseguição aos seus oponentes.
O Reicgtag mistura uma arquitetura antiga com  a modernidade de sua cúpula.A visita é gratuíta  mas devido a grande demanda e por questões de segurança, as visitas devem ser agendadas previamente através do e-mail kuppelbesuch@bundestag.de, sendo necessário informar a data desejada da visita, assim como o nome completo,e data do nascimento de cada um dos visitantes.
Saindo do Parlamento seguir pela Eberstrasse em direção ao Portão de Brandenburg



O Portão de Brandenburg(Brandenburg Tor)era um dos portões que dava acesso a Berlin há séculos quando a cidade era circundada por um muro, numa especie de fortaleza.Hojé é um cartão postal de Berlin.Depois do Portão chegamos ao MOMUMENTO ÁS VITIMAS DO HOLOCAUSTO



Parece um cemitério com mais de 2 mil blocos de concretos. é um memorial aos judeus mortos.Foi inaugurado em 2005.Na sala subterânea hpa uma exposição que documenta a perseguição e o extermínio dos judeus.
Cruzando o Portão de Brandenburg encontra-se a Pariser Platz sempre repleta de turistas.Mais a frente esta a Unter Den Linden uma grande avenida que é a mais famosa de Berlim.Possui diversas atrações, incluindo o Museu Madame Trussauds Berlin. A tres quadras fica a Gendarmenmarkt, uma das praças mais bonitas da cidade com duas igrejas identicas uma em frente a outra.Nessa região há vários restaurantes e lojas caras , incluindo a filial alemã da Galeries Lafayette.

SEGUNDO DIA- vocês notaram como temos muito o que ver em Berlim? bem no segundo dia sugiro que começem na Alexanderplatz

Ali há uma grande estação de trem/metrô, uma feirinha ao ar livre, no centro da praça e encontra-se também o famoso relogio das horas com a hora mundial.Nessa região ainda há uma loja de departamentos Galeria Kaufhof e o centro de compras Alexa Shopping.
Bem próximo se encontra a torre de TV BERLINER FERSEHNTURM.para subir a torre chegue cedo pois as filas são longas.
Seguindo em direção ao Rio Spree, ao lado direito há um grande complexo chamado DOM AQUARÉE , tem hotel e aquário e é um otimo local para almoçar ou jantar.




Anexo ao Dom Aquarée encontra-se o DDR MUSEUM , bem às margens,quase em baixo da ponte. Uma boa dica é fazer um passeio pelo Rio.

TERCEIRO DIA- o terceiro dia é totalmente dedicados aos museus.Ele começa na Ilha do Museus cuja área é considerada Patrimonio Cultural Mundial pela UNESCO, e abriga 05 museus .Todos são pagos mas se você comprar um tiquet que inclui a entrada em todos, você tem desconto.
Sugiro você ver todos, mas se o seu tempo está curto veja pelo menos o PERGAMONMUSEUM que possui um templo da Grécia Antiga  e o NEUE MUSEUM, também famoso por abrigar o busto da rainha Nefertiti esposa de um faraó.

QUARTO DIA-
Gira em torno do Muro de Berlim .CHECKPOINT
O CHECKPOINT CHARLIE era um posto militar entre Berlin Ocidental e Berlin Oriental, na época em que existia o muro e a cidade era dividida.Este posto era usado somente pelos membros das Forças Aliadas e diplomatas estrangeiros para passar da Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental,Hoje é uma local com maior aglomeração de turistas de Berlin.Depois pegar um metrô linha U1e saltar na estação Warschauer Strasse  uma das mais antigas da cidade e que era o ponto de transição entre as 2 Alemanhas.Logo em frente começa a EAST-SIDE-GALLERY uma exposição  ao ar livre com mais de110 obras pintadas sobre uma extensão de 1,3 km do muro de Berlin.
Gostaram? então agendem Berlim na sua próxima viagem e GUTE REISE.




segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

OS FILMES INDICADOS A MELHOR FIGURINO OSCAR 2015

Os filmes indicados a melhor figurino para o Oscar 2015 são os seguintes: "O Grande Hotel Budapeste";"Vício Inerente": "Sr.Turner", "Malévola"; e "Caminhos da Floresta".
Quer ficar por dentro? confira os comentários abaixo:

O GRANDE HOTEL BUDAPESTE
Figurinista: Milena Canonero
Esta é a nova vez que Milena é indicada(ganhou 03 oscar com os filmes 75 com Barry Lyndson ,em 81 com Carruagens de Fogo e em 2006 com Maria Antonieta).Milena contou com marcas como Prada e Fendi para construir o figurino.A Fendi usou sua expertise em pele para criar peças para Tilda Swinton(Madame D) e Edward Norton(Inspetor Henckel)para ele a grife e Milena fizeram um casaco militar com astracâ cinza especialmente para recriar a atmosfera dos anos 1920.Da Prada Madame K ganhou um conjunto exclusivo de 21 malas e baús, inspirados em modelos vintage da marca e que refletem o glamour dos anos vinte.



O filme é inspirado em textos de Stevan Zweig e conta a história do concierge Monsieur Gustave H e de seu amigo o mensageiro Moustafa em um famoso hotel europeu entre as 02 guerras mundiais.

VICIO INERENTE
figurinista - Mark Bridges  garantiu o figurino do filme e obteve a sua segunda indicação ao Oscar sendo a primeira em 2012 pelo filme "O Artista". onde ganhou a estatueta. Mark assinou tb o figurino do filme "Cinquenta Tons de Cinza" que está sendo lançado em fevereiro.O guarda-roupa do elenco teve mix de peças de época com peças atuais e fabricação com tecidos vintage.Parte da pesquisa foi realizada no departamento de figurino do Los Angeles Country Museum of Art(Lacma).O macacão que uma recepcionista veste no filme,por exemplo é um maiô Rudi Gernreich modificado.
Vicio Inerente se passa na California dos anos 1970 onde o detetive particular Doc Sportello é contratado por sua ex-namorada por causa do sumiço de um poderoso barão do mercado imobiliário.

CAMINHOS DA FLORESTA
A responsável pelo figurino Colleen Atwood que além de ter sido indicada pela 11ª vez,já possui 03 premios :2002 com Chicago, 2005 com Memorias de uma Gueixa e 2010 com Alice no Pais das Maravilhas.
O filme mistura vários contos de fadas diferentes e, por isto ela se preocupou em manter a distinção dos figurinos: Rapunzel segue a linha renascentista, Cinderela mais século 18 enquanto os outros seguem o estilo clássicos de contos de fada.

MALÉVOLA
O figurino é de Anna B. Sheppard e Jane Clive.Enquanto a primeira já foi indicada ao Oscar a segunda tem sua primeira indicação.O item que mais chamou a atenção em Malévola foi sem duvida seus chifres.Eles eram magneticos para facilitar a colocação e a retirada.Conta a historia de amor entre a fada Maleficient e um fazendeiro. Segundo a figurinista Anna a atriz Angelina Jolie era a guia do time de designers.

Malévola- Angelina Jolie



SR.TURNER
Figurinista Jaqueline Durran já foi indicada 03 vezes ao Oscar e foi vencedora em 2012 com o filme Anna Karenina.
O filme é a cinebiografia do pintor ingles J.M.W.Turner, cujo uso da luz ajudaria a estabelecer as bases para o movimento impressionista.
Jaqueline veste Turner nos ultimos 25 anos de sua vida com roupas escuras.Para ela a escolha também tem por objetivo retratar as pessoas como realmente elas se vestiam e ,assim passar veracidade.
Agora que você já conhece os principais filmes que estão na disputa do Oscar de melhor figurino, é só escolher o seu favorito e torcer.