ICH BIN EIN BERLINER(eu sou um berlinense, em alemão) é uma citação de um discurso feito em 26 de junho de 1963 pelo Presidente dos Estados Unidos à época John F.Kennedy em Berlim Ocidental.Quem não quer ser um berlinense?
Neste post apresento minha sugestão de roteiro de 04 dias em Berlim com base em viagens que já fiz para lá .Precisamos de muitos mais dias para conhece-la melhor, por isto sempre que
tenho oportunidade vou visita-la.Ví Berlim a primeira vez em 1982 e foi sensacional porque ela me foi mostrada por uma amiga brasileira casada com um alemão Marielda Kampse,que dedicou 03 dias do seu precioso tempo, indo inclusive a Berlin Oriental.Naquele tempo precisava-se de um visto de ida e retorno no mesmo dia.
primeiro dia-
Uma ótima maneira de começar bem o passeio em Berlim é visitando o REICHTAG
O edificio do Parlamento Alemão,palco de momentos históricos, em 1918 o político Scheidemann proclama a Republica na Alemanha de uma das suas janelas e em 1933 há um incendio no predio, acontecimento que foi usado pelos nazistas para iniciar a perseguição aos seus oponentes.
O Reicgtag mistura uma arquitetura antiga com a modernidade de sua cúpula.A visita é gratuíta mas devido a grande demanda e por questões de segurança, as visitas devem ser agendadas previamente através do e-mail kuppelbesuch@bundestag.de, sendo necessário informar a data desejada da visita, assim como o nome completo,e data do nascimento de cada um dos visitantes.
Saindo do Parlamento seguir pela Eberstrasse em direção ao Portão de Brandenburg
O Portão de Brandenburg(Brandenburg Tor)era um dos portões que dava acesso a Berlin há séculos quando a cidade era circundada por um muro, numa especie de fortaleza.Hojé é um cartão postal de Berlin.Depois do Portão chegamos ao MOMUMENTO ÁS VITIMAS DO HOLOCAUSTO
Parece um cemitério com mais de 2 mil blocos de concretos. é um memorial aos judeus mortos.Foi inaugurado em 2005.Na sala subterânea hpa uma exposição que documenta a perseguição e o extermínio dos judeus.
Cruzando o Portão de Brandenburg encontra-se a Pariser Platz sempre repleta de turistas.Mais a frente esta a Unter Den Linden uma grande avenida que é a mais famosa de Berlim.Possui diversas atrações, incluindo o Museu Madame Trussauds Berlin. A tres quadras fica a Gendarmenmarkt, uma das praças mais bonitas da cidade com duas igrejas identicas uma em frente a outra.Nessa região há vários restaurantes e lojas caras , incluindo a filial alemã da Galeries Lafayette.
SEGUNDO DIA- vocês notaram como temos muito o que ver em Berlim? bem no segundo dia sugiro que começem na Alexanderplatz
Ali há uma grande estação de trem/metrô, uma feirinha ao ar livre, no centro da praça e encontra-se também o famoso relogio das horas com a hora mundial.Nessa região ainda há uma loja de departamentos Galeria Kaufhof e o centro de compras Alexa Shopping.
Bem próximo se encontra a torre de TV BERLINER FERSEHNTURM.para subir a torre chegue cedo pois as filas são longas.
Seguindo em direção ao Rio Spree, ao lado direito há um grande complexo chamado DOM AQUARÉE , tem hotel e aquário e é um otimo local para almoçar ou jantar.
Anexo ao Dom Aquarée encontra-se o DDR MUSEUM , bem às margens,quase em baixo da ponte. Uma boa dica é fazer um passeio pelo Rio.
TERCEIRO DIA- o terceiro dia é totalmente dedicados aos museus.Ele começa na Ilha do Museus cuja área é considerada Patrimonio Cultural Mundial pela UNESCO, e abriga 05 museus .Todos são pagos mas se você comprar um tiquet que inclui a entrada em todos, você tem desconto.
Sugiro você ver todos, mas se o seu tempo está curto veja pelo menos o PERGAMONMUSEUM que possui um templo da Grécia Antiga e o NEUE MUSEUM, também famoso por abrigar o busto da rainha Nefertiti esposa de um faraó.
QUARTO DIA-
Gira em torno do Muro de Berlim .CHECKPOINT
O CHECKPOINT CHARLIE era um posto militar entre Berlin Ocidental e Berlin Oriental, na época em que existia o muro e a cidade era dividida.Este posto era usado somente pelos membros das Forças Aliadas e diplomatas estrangeiros para passar da Alemanha Ocidental para a Alemanha Oriental,Hoje é uma local com maior aglomeração de turistas de Berlin.Depois pegar um metrô linha U1e saltar na estação Warschauer Strasse uma das mais antigas da cidade e que era o ponto de transição entre as 2 Alemanhas.Logo em frente começa a EAST-SIDE-GALLERY uma exposição ao ar livre com mais de110 obras pintadas sobre uma extensão de 1,3 km do muro de Berlin.
Gostaram? então agendem Berlim na sua próxima viagem e GUTE REISE.