quinta-feira, 6 de agosto de 2015

PARIS É UMA FESTA- PERCURSO DE ERNEST HEMINGWAY POR PARIS

Sempre tive um encanto por Paris, já a visitei mais de 50 vezes e a cada viagem descubro coisas maravilhosas .
No ano de 2010 precisamente em 13 de fevereiro ganhei de presente do jornalista Pedro Gomes de Matos um livro "Paris é uma festa" de Ernest Hemingway (tinhamos 1 ano de relacionamento na época).Ele entregou-me o livro todo grifado e disse-me:quero que me faças um roteiro do Hemingway.Apesar de ainda não conhecer a cidade  ele  mostrou-me  o lado intelectual e boêmio entre 1921 a 1921.Aceitei o desafio e podem crer que foi minha melhor viagem a Paris.



Paris se torna palpavel aos nossos olhos após a leitura da obra.Ele traça os caminhos por ande andou as ruas que caminhava, os cafés que frequentava.
É o charme da vida boêmia em que Hemingway deixava de comer mas não de tomar um vinho.Quando sentava  no café  poderia deixar render toda a manhã só para poder observar a irresistivel Paris dos anos 20.
Roteiro
1- Hotel D'Inglaterre foi a primeira morado do escritor recém casado com Elisabeth Hadley. Este hotel ainda existe até hoje no numero 44 da rue Jacob.Mas apenas os dois primeiros pavimentos são originais.

2

2- No primeiro natal em Paris eles desceram a Bonaparte,atravessaram o rio Sena pela Point des Arts e foram almoçar no conhecido café de La Paix,proximo a Ópera Garnier

3- Hemingway e seus amigos circulavam muito pelo triangulo formado pelos dois cafés ,O Flore e o Les Deux Margots e pela Brasserie Lipp.

4-Na Brasserie Lip  ele degustava o prato Cervelas Remoulade, salsichão  com maionese de picles e mostarda de Dijon, acompanhando. Os cafés e a Brasserie ficam todos na confluência do boulevard Saint-Germain com a rue des Rennes.





5- Jardins de Luxembourg também foi inspiração de muitos autores e Hemingway não era exceção.Citando o próprio:
"...podia pelos jardins e depois ir  ao musée du Louxembourg, onde encontrava os Cezannes e para ver os Monets.Enquanto  não havia luz  no Louxembourg,podia voltar e dar um
pulo no apartamento onde Gertrude Stein morava 27 rue Fleurus .


6- Closerie des Lilas- (166,boulevard de Montparnasse) Era o seu lugar predileto e na varanda florida deste restaurante, ele escreveu as primeiras paginas de "O sol também se levanta"

7- Também frequentou a região da Sorbonne quando em 1922, ocupou o terceiro andar do casarão 74 da rue du Cardinale Lemoine seu mais conhecido endereço.


8-Gostaria de acrescentar que Hemingway frequentou todos estes lugares com os intelectuais:James Joyce,Gertrude Stein e a proprietária da livraria Shakspeare and Co, Sylvia Beach entre outros




"Se você quando jovem teve a sorte de viver em Paris, então a lembrança o acompanhara  pelo resto da vida, onde quer que você esteja, porque Paris é uma festa ambulante"-
Ernest Hemingway
Espero que tenham gostado e até a próxima postagem,