terça-feira, 14 de julho de 2015

COMO NÃO COMETER GAFES EM OUTROS PAISES

Conhecer costumes do lugar onde se planeja viajar pode tirar o turista de situações desconfortáveis  e evitar grandes micos.Quanto mais o turista conhecer  sobre a cultura para a qual está indo,melhor será a experiencia.

CUMPRIMENTOS

 1-Na RÚSSIA não cumprimente ninguém na soleira da porta,pois dizem que isso traz má sorte.
2-Um aperto de mão com o braço esticado está de bom tamanho na CHINA.Nada de abraços ou beijinhos.
3-O contato físico também deve ser evitado no JAPÃO.O cumprimento normal no país é a reverência, quando as pessoas abaixam as cabeças em sinal de respeito mútuo.
4-Na ÍNDIA ,não abrace nem beije ninguém.Usar a mão esquerda na hora de cumprimentar nem pensar
5-Na ARGENTINA , a saudação é sempre com um beijo no rosto-seja em homens ou mulheres.
6-Na ITÁLIA, é comum cumprimentar alguém com um beijo no rosto-mas começa-se pelo lado oposto.Enquanto no Brasil beijamos primeiro a bochecha direita, lá o início é pela esquerda.

NA RUA

1- Se precisar pedir uma informação nos Estados Unidos, não cutuque ninguém.O mais educado é se aproximar e dizer "excuse me"
2-Na FRANÇA, é considerado mal educado conversar com as mãos no bolso e mascar chicletes em público.
3-Evite entregar dinheiro na mão das pessoas no JAPÃO.Em estabelecimentos comerciais,o costume é colocar o dinheiro no balcão ou em uma bandeja.
4- Evite assobiar nas ruas no JAPÃO.Acredita-se que isso possa atrair fantasmas,cobras e maus agouros.
5-Se estiver na casa de um russo e for viajar, não se surpreenda se a família sentar-se por alguns minutos em silêncio; em certos lugares, é um costume antes de viagens longas.

COSTUMES

1-No JAPÃO ,chegue sempre com alguns minutos de antecedência a qualquer compromisso; o menor atraso já é motivo para que a outra pessoa vá embora.O mesmo acontece na ALEMANHA .
2-Na CHINA ,não é costume dar gorjeta em restaurantes.
3-Na FRANÇA,jamais chame a atenção do garçom levantando a mão;o correto é esperar o contato visual para ser atendido ou fazer qualquer pedido.
4-Chamar alguém de gato pode ser elogio no Brasil, na ARGENTINA,porém, a palavra é relacionada ao universo da prostituição.
5-Para RUSSOS E TURCOS;o gesto de figa é muito ofensivo
6-Os chineses fazem barulho quando comem,pois é sinal de que estão gostando da comida.Não se acanhe se precisar arrotar.No Japão a dica é igual.

PRESENTES

1-Na RÚSSIA,flores são presentes comuns- mas sempre em número ímpar e em formato de buquê.Flores em vasos e em número par são apenas para cemitérios e velórios.
2-Na CHINA e no JAPÃO,não é costume abrir o presente na frente dos convidados,portanto não fique ofendido se o seu pacote for guardado para ser aberto depois.
3-Procure não presentear chineses com objetos que foram fabricados na |China.Evite dar chapéus e bonés verdes para os homens,pois dá a entender que ele é traído pela esposa.
4-Nunca dê uma bolsa vazia para um russo,o costume é colocar uma moedinha dentro.Também nunca presenteie bebês antes do nascimento,pois isso é sinal de má sorte.
Voilá espero que tenham gostado das dicas pois na postagem de hoje procuramos diversificar! até a próxima semana@!
fonte:folha de SP,Ana Collares(professora da Unb),Silvia Helena,escritora de blog do Panrotas,Wataru Kikuchi,professora de lingua japonesa da USP

domingo, 5 de julho de 2015

ABAPORU

ABAPORU
É uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da Artista Tarsila do Amaral.O nome da obra é de origem tupi-guarani que significa " homem que come gente"(canibal ou antropófago),uma junção dos termos aba(homem),pora(gente) e ú (comer).
A tela foi pintada por Tarsila do Amaral em 1928 e oferecida ao seu marido ,o escritor Oswaldo de Andrade .
Abaporu é uma pintura de oitenta e cinco centímetro de altura por setenta e três centímetros de largura.É considerada simbolo do movimento modernista brasileiro (inaugura o movimento antropofágico nas artes plásticas)
O quadro apresenta uma figura solitária, monstruosa, pés imensos, sentada numa planíficie verde, o braço dobrado num joelho, a mão sustentando o peso-pena da cabecinha minúscula.Em frente um cactus explodindo em uma flor enorme, o ceu azul, e o sol um circulo amarelo, entre a figura e o cactus, de cor esverdeada.Essas cores parecem remeter, intencionalmente as cores da Bandeira Brasileira.
Alguns críticos sugerem que Abaporu, seria uma releitura de O Pensador de Auguste Rodin

o pensador de Rodin
O quadro Abaporu foi vendido no ano  de 1995 para o argentino Eduardo Constantini por 1.5 milhões de doláres e encontra-se exposto no MALBA( Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires)
Este é o quadro mais importante já produzido no Brasil.Foi a tela mais cara vendida até hoje no Brasil.
O Abaporu teve grande influência em vários artistas brasileiros.Romero Brito pintor de Recife-Pernambuco estabelecido em Miami fez uma releitura do quadro Abaporu.
Agora aproveitem e pesquisem sobre a vida desta pintora maravilhosa que tanto contribuiu para o engrandecimento da Arte no Brasil. Até breve quando falaremos de Moda.