Na Alemanha, o rio Mosel(Mosela em portugues) se estende desde Trier-A cidade mais antiga do País até Koblenz onde desemboca no Rio Reno.Mas sua nascente fica na França e ele passa tb por Luxemburgo.
Seu vale compreende uma região vinícola muito importante na Alemanha, especialmente quanto aos vinhos brancos.A principal uva produzida na Região é Riesling, e quem gosta de espumante não deve deixar de degustar em restaurantes ou lojas o SEKT que são abundantes na região
KOBLENZ
Minha sugestão é chegar por Frankfurt, pegar um trem até Koblenz que fica no encontro dos rios Reno e Mosel e de lá pega-se barco, trem margiando o rio ou pela rodovia 416.Reserve 03 dias com calma para este roteiro do Mosel e vá parando nas cidadezinhas pequenas e charmosas.De Koblenz até Trier são somente 190 km.
A cidade é linda e é cercada por quatro montanhas baixas.Ela tem 2000 anos e deve seu nome aos romanos que lá se instalaram 9a.c
Ao longo dos séculos foi capturada pelos francos , escolhida como um lugar de residencia dos príncipes-bispos, conquistada pelos franceses e fortificada pelos prussianos.
Koblenz é conhecida como a esquina da Alemanha pois foi mencionado acima é aqui que as aguas do Reno e do Mosel se encontram.O ponto é marcado por uma imponente estátua do imperador Guilherme I e de lá é possivel se avistrar a fortaleza de EEHRENBREISTEIN, uma das maiores do mundo,Ela fica no outro lado do rio e para chegar lá pegue um teleférico de onde você poderá ver uma paisagem maravilhosa.
MAPA DO RIO MOSEL
COCHEM- pronuncia-se correm. Indico esta cidadezinha super linda em estilo medieval para o pernoite.Banhada pelo rio Mosel fica distante 55 a 66 km de Koblenz.Não deixem de ir ao Burg ELTZ,castelo pertencente a familia Vonm Elzt,desde os anos 1500.É um dos mais belos castelos medievais da Alemanha.Em todas as cidades que margeiam o Mosel vc pode parar para degustar o maravilhoso vinho da uva Riesiling.O castelo fica a somente 30 km de Cochem.
![]() |
cidade de Cochem |
![]() |
castelo de Eltz |
fundada 17 a.c, fica as margens do Rio Mosel, em uma bela região vinícola.Cidade de heranças romanas, também é importante centro de peregrinação já que o MANTO SAGRADO(tunica usada por Cristo na crucifixão) foi encontrada aqui e até hoje permanece em exposição na Catedral.Não deixe de visitar a Porta de Nigra e as ruínas das termas romanas com tantas história, claro que Trier é também Patrimonio da Unesco.
![]() |
porta de Nira em Trier |
Bem amigos espero ter oferecido um roteiro especial saindo do eixo dos grandes centros.Não tem muito segredo na rota, é deixar-se levar e descer as pequenas cidades, degustar um bom vinho e como se diz em alemão Gute Reise!!!!!!!