terça-feira, 30 de setembro de 2014

FRIDA KAHL0 ESTILO MEXICANO QUE INSPIROU A MODA

QUEM ERA FRIDA KAHLO
Comecei a me interessar pela Frida Kahlo quando uma amiga Simone Bellin que sempre homenageava alguém do mundo das artes, moda e cinema nos seus aniversários temáticos, colocou o tema "Frida Kahlo". Fiquei curiosa para saber quem era Frida e o porquê da homenagem.Apesar de todos os sofrimentos ela chocava a todos com suas roupas , risos e gestos.Sua maneira de vestir com muitas cores, flores me encantou.Este foi o motivo do assunto no blog hoje e acho  que é impossivel entender as obras de Frida sem conhecer um pouco da sua historia

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon , conhecida como Frida Kahlo nasceu em 06 de julho de 1907, em Coyoacan,no Mexico  para uma vida cheia de percalços.Ao contrário da elite da sua época, ela gostava de tudo que era verdadeiramente mexicano,:joias e roupas das índias, objetos de devoção a santos populares,mercados de rua e comidas cheias de pimenta.
Aos 06 anos contraiu poliomielite e permaneceu longo tempo na cama.Recuperou-se, mas sua perna direita ficou afetada.Teve de conviver com um pé atrofiado e uma perna mais fina que a outra.
Em 1925 aos 18 anos sua vida mudou de forma trágica.Um onibus em que viajava chocou-se com um trem e a pancada foi no meio do ônibus onde estavam sentados Frida e seu noivo.Frida sobreviveu mas ficou muito tempo na cama.Frida era o retrato da má sorte e se achava assim:"E a sensação nunca mais me deixou, de que meu corpo carrega em si  todas as chagas do mundo."
Foi nessa dolorosa convalescença que Frida começou a pintar freneticamente,quando sua mãe pendurou um espelho em cima de sua cama.Frida pintou a si mesma:"Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor".
Em 1929 casa-se com Diogo Rivera, socialista e o pintor mexicano mais importante do século 20.Ele era 21 anos mais velho que Frida  mulherengo reconhecido.
Foi Diego que ajudou Frida a revelar-se como artista.Em 1930 viaja com Frida para os Estados Unidos, onde tinha trabalhos e exposições.
Em 1938 André Breton qualifica sua obra de surrealista.Não obstante ela mesma declarou mais tarde:"pensavam que eu era surrealista mas eu não era.Nunca pintei sonhos.Pintava a minha propria realidade."



FRIDA KAHLO; DOR NA VIDA, DOR NA ARTE
Muitos artistas deixaram sua marca no mundo das artes pelo trabalho que fizeram,pelos quadros que pintaram, pela música que tocaram ou pelos poemas que escreveram. Mas poucos foram além e, mais do que a marca deixada pela obra,confundem-se com ela e ficam eternizados pela própria imagem.São esses que se tornam ícones e foi esse o destino de Frida Kahlo.
Na madrugada de 13 de julho de 1094, com 47 anos foi encontrada morta em seu leito.A causa da morte oficial foi embolia pulmonar, mas há fortes índicios que foi suícidio pois no diário ela deixou as ultimas palavras:"ESPERO ALEGRE A MINHA PARTIDA- E ESPERO NÃO RETORNAR NUNCA MAIS".

FRIDA KAHLO COMO INSPIRAÇÃO NA MODA
O vestuário tipicamente mexicano da pintora, escolhido para esconder seu corpo e preservar sua identidade étnica inspirou estilistas do mundo inteiro em diversas épocas.Como ela teve poliomielite que afetou seu corpo usava vestidos de Tehuana, peça feminina tipica de Tehuantepec, no sul do méxico, terra natal da sua mãe
o traje Tehuantepec "simbolo de uma mulher forte" e Kahlo elegeu este trajar esse vestido porque a ajudava a projetar suas convicções politicas e suas mexicanidade.
O estilo Frida era eclético,Gostava de combinar cores,texturas e origem das peças segundo seu estado de espírito.Sua maneira de vestir foi resultado de seu próprio e forte sentimento de identidade construída na dor física.Era como se as cores vibrantes escondessem seus males fisicos,

ESTILISTAS QUE SE INSPIRARAM EM FRIDA KAHLO 

Cavalera verão de 2012
Valentino verão 2015
Alberta Ferretti verão de 2014
Patricia Bonald verão 2014
Moschino verão 2012

Christian Lacroix verão de 2009

Jean Paul Gauthier verão de 2008







CABELEREIROS TAMBEM SE INSPIRARAM NO ESTILO FRIDA

Vejam  como a moda e a arte andam sempre juntas! até a proxima postagem

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

PROVENCE - PARTE FINAL


AVIGNON
´
E a cidade mais fascinante da Provence, fica situada no sul da França e durante 65 anos foi a capital do Catolicismo.No período de 1309-1377 foi a residência dos papas e ficou conhecido como "Papado de Avignon".Seria super interessante que explicassemos as razões dos papas se estabelecerem nesta cidade, mas daria outro tema para o nosso blog,

O QUE VER EM AVIGNON


O Palacio papal (Palais des Papes) em francês é um enorme edificio gótico que foi construido entre 1331364)é uma das maiores e mais importantes construções goticas da Idade Média ao mesmo tempo fortaleza e palácio, a residência pontifícia foi, durante o século XIV a sede da cristiandade no ocidente.


Pont d!Avignon (pont de saint Benezet)Esta ponte foi construida para ligar o palacio dos papas a cidade. Hoje só resta  uma parte dela pois o restante foi levada pelo rio.Esta ponte inspirou uma canção francesa famosa para crianças que você poderá ouvir no pequeno museu.
Faça também um passeio de barco pelo famoso rio Rhône.

CHATEAUNEUF-DU-PAPE
fica há 17 km de Avignon já na borda ocidental da Provence.Quem sai de Avignon na região dos vinhedos, no alto da colina, o DOMAINE MOUSSET não é apenas mais um castelo num país já famoso demais por causa deles.Ele é o prenúncio de que a pequenina Châteauneuf-du-Pape, uma vila de pouco mais de 3 mil habitantes que virou sinônimo de um dos melhores vinhos da França, está perto muito perto de uma serie de degustações.
O programa oficial de Chateauneuf é visitar viniculas.

Um pouco da historia:- No íncio do seculo 14, o papa Clemente mudou-se com toda a corte para Avignon e fez da região uma sede do poder católico que terminou em 1377,quando reinaram 07 papas todos franceses.Ali eles ergueram o imponente Palais des Papes, principal atração da cidade.Não contentes , decidiram constuir um novo castelo nos arredores da cidade o tal Chateauneuf(novo castelo).Amantes do vinho não demoraram a plantar uvas e deu no que deu.
Chateauneuf é hoje uma das zonas AOC(a sigla Appellation d!Origine Contôlée) de maior prestigio na França.







ARLES- è uma cidade da comuna francesa do departamento de Bouches-du-Rhône e fica a 60 km de Aix-en-Provence , uma linda cidade já citada no nosso blog anterior.Van Gogh como todos os pintores que eram encantados pela luminosidade da Provence, chegou a Arles em 21 de fevereiro de 1888. Lá , ele realiza mais de 200 pinturas e 100 desenhos e também foi a cidade que depois de uma ruptura violenta com o amigo Gaugin, ele se mutila cortando a orelha esquerda.
Para ver o quadro " Café , le Soir" de Vicent van Gogh, você tem que ir ao museu Kroller-Muller em Offeiro na Holanda. Mas para ver o próprio bar amarelo, é preciso visitar Arles,onde a tela foi pintada. O café permanece igual , somente o nome foi mudado em homenagem ao pintor, e agora chama-se "Café van Gogh".
famoso quadro de Vicente Van Gogh "Café,le soir"




abaixo vemos o café que serviu de inspiração, e agora com novo nome:Café Van Gogh

Para finalizar que tal fazer uma caminhada noturna à beira do Rio Rhône,paisagem retratada em outro famoso quadro do pintor Vam Gogh"Noite Estrelada Sobre o Rio Rhône".



Espero ter despertado a vontade de vocês para conhecerem a Provence que para mim é uma das regiões mais belas da França.PROVITEZ-VOUS