domingo, 7 de dezembro de 2014

MUNSTER A CIDADE DA ALEMANHA ONDE TIVE O PRIVILÉGIO DE MORAR!

Em 1982 tive o privilégio  de morar nesta pequena cidade da Alemanha e acho que vocês irão adorar conhece-la.
Um pouco do histórico da cidade:
MUNSTER - é uma cidade jovem cosmopolitana, descontraída e orgulhosa, cuja história remonta a mais de 1.200 anos. Foi um acontecimento que colocou Munster nos livros de historia de todo o mundo:NA CIDADE, FOI ASSINADA A PAZ DA VESTFÁLIA, QUE PÔS FIM À GUERRA DOS TRINTA ANOS.


A cidade mais bonita da Alemanha? para muitos ela seria escolhida mas o fato de que Munster já foi premiada como a "melhor a cidade com a melhor qualidade de vida do mundo" só confirma isso.A foto acima é da Universidade de Munster(a Westfalische Wilhelms Universitat) é a 4ª  maior e uma das mais antigas da Alemanha. A cidade fica a 150 km de Colonia (Koln) e também é considerada a cidade das Ciências, das esculturas e das bicicletas.
No final da segunda guerra mundial 90% da cidade velha estava em ruínas, mas a maior parte dela foi restaurada.
Foi nesta pequena cidade da Alemanha que comecei a amar a musica erudita pois todos os finais de semana sempre havia orquestras nas praças tocando Bach,Chopin, Mozart que eu não curtia mais me encantava com as pessoas quietas ouvindo aquelas musicas (jovens, crianças tb).Anos depois o jornalista Pedro Gomes de Matos Neto ensinou-me o verdadeiro valor da musica erudita.

O QUE VER E FAZER EM MUNSTER
Começando pela Domplatz, praça onde está a incrível catedral a Dom St.Paulus, construída entre 1225-1265,

A seguir vamos conhecer a Prinzipalmarket, a rua que abriga a histórica Prefeitura, onde no seu famoso Salão aconteceu a assinatura da Paz de Vestfália.
Rathaus(Prefeitura) onde foi assinado a Paz da Vestfália

 

Salão da Prefeitura onde foi assinado o tratado



Igreja de St.Lamberti com suas gaiolas






Seguiremos então para a incrivel Igreja St.Lamberti, em cujas tores se encontram gaiolas penduradas onde guardaram os corpos de lideres *ANABATISTAS no ano de 1536 quando a sua comunidade foi devastada da cidade.
*UM POUCO DA HISTORIA DOS ANABATISTAS:
Os anabatistas eram um grupo de Cristãos que se revoltaram contras algumas doutrinas da Igreja Católica.Entre estas estava a do "batismo infantil",por considerarem o batismo infantil sem qualquer base bíblica, os anabatistas batizavam os convertidos que estivessem na idade adulta o nome Anabatista significa "rebatizar".Com o passar do tempo eles se tornaram radicais demais e queriam que suas leis atingissem toda a Alemanha e a Austria.Alguns dos seus líderes pregavam e seguiam a poligamia.Em Munster eles tomaram o poder no século XVI.Mas logo a Igreja retomou o poder na cidade, o que culminou na morte de vários líderes desta entidade.Seus corpos foram colocados na torre da Igreja de St.Lamberti em gaiolas.As gaiolas originais estão lá até hoje.

MUNSTER A CIDADE DAS BICICLETAS E DOS CASTELOS
A capital Alemã das Bicicletas é em Munsterland( cidade e arredores)que ficam as mais famosas rotas de Bicicletas.Existem 200 roteiros com percurso de 10 a 30 km.Famílias com crianças , esportistas ou jovens casais contam com variadas opções de rotas em 4.5 mil quilômetros de vias criadas especialmente para ciclistas 
em campos, bosques e florestas.

OS 100 CASTELOS OU ROTA DOS CASTELOS
Para os apreciadores de cultura a 1.4 mil quilômetros de rotas que interligam os 100 castelos da região muitos dos quais cercados de água.Entre os castelos mais famosos cito o Nordkirchen, Raesfeld, Lembeck pois vocês não terão tempo para conhecer todos.

Bem, amigos espero que tenham gostado da minha dica !Vielen Spass!


terça-feira, 30 de setembro de 2014

FRIDA KAHL0 ESTILO MEXICANO QUE INSPIROU A MODA

QUEM ERA FRIDA KAHLO
Comecei a me interessar pela Frida Kahlo quando uma amiga Simone Bellin que sempre homenageava alguém do mundo das artes, moda e cinema nos seus aniversários temáticos, colocou o tema "Frida Kahlo". Fiquei curiosa para saber quem era Frida e o porquê da homenagem.Apesar de todos os sofrimentos ela chocava a todos com suas roupas , risos e gestos.Sua maneira de vestir com muitas cores, flores me encantou.Este foi o motivo do assunto no blog hoje e acho  que é impossivel entender as obras de Frida sem conhecer um pouco da sua historia

Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderon , conhecida como Frida Kahlo nasceu em 06 de julho de 1907, em Coyoacan,no Mexico  para uma vida cheia de percalços.Ao contrário da elite da sua época, ela gostava de tudo que era verdadeiramente mexicano,:joias e roupas das índias, objetos de devoção a santos populares,mercados de rua e comidas cheias de pimenta.
Aos 06 anos contraiu poliomielite e permaneceu longo tempo na cama.Recuperou-se, mas sua perna direita ficou afetada.Teve de conviver com um pé atrofiado e uma perna mais fina que a outra.
Em 1925 aos 18 anos sua vida mudou de forma trágica.Um onibus em que viajava chocou-se com um trem e a pancada foi no meio do ônibus onde estavam sentados Frida e seu noivo.Frida sobreviveu mas ficou muito tempo na cama.Frida era o retrato da má sorte e se achava assim:"E a sensação nunca mais me deixou, de que meu corpo carrega em si  todas as chagas do mundo."
Foi nessa dolorosa convalescença que Frida começou a pintar freneticamente,quando sua mãe pendurou um espelho em cima de sua cama.Frida pintou a si mesma:"Eu pinto-me porque estou muitas vezes sozinha e porque sou o assunto que conheço melhor".
Em 1929 casa-se com Diogo Rivera, socialista e o pintor mexicano mais importante do século 20.Ele era 21 anos mais velho que Frida  mulherengo reconhecido.
Foi Diego que ajudou Frida a revelar-se como artista.Em 1930 viaja com Frida para os Estados Unidos, onde tinha trabalhos e exposições.
Em 1938 André Breton qualifica sua obra de surrealista.Não obstante ela mesma declarou mais tarde:"pensavam que eu era surrealista mas eu não era.Nunca pintei sonhos.Pintava a minha propria realidade."



FRIDA KAHLO; DOR NA VIDA, DOR NA ARTE
Muitos artistas deixaram sua marca no mundo das artes pelo trabalho que fizeram,pelos quadros que pintaram, pela música que tocaram ou pelos poemas que escreveram. Mas poucos foram além e, mais do que a marca deixada pela obra,confundem-se com ela e ficam eternizados pela própria imagem.São esses que se tornam ícones e foi esse o destino de Frida Kahlo.
Na madrugada de 13 de julho de 1094, com 47 anos foi encontrada morta em seu leito.A causa da morte oficial foi embolia pulmonar, mas há fortes índicios que foi suícidio pois no diário ela deixou as ultimas palavras:"ESPERO ALEGRE A MINHA PARTIDA- E ESPERO NÃO RETORNAR NUNCA MAIS".

FRIDA KAHLO COMO INSPIRAÇÃO NA MODA
O vestuário tipicamente mexicano da pintora, escolhido para esconder seu corpo e preservar sua identidade étnica inspirou estilistas do mundo inteiro em diversas épocas.Como ela teve poliomielite que afetou seu corpo usava vestidos de Tehuana, peça feminina tipica de Tehuantepec, no sul do méxico, terra natal da sua mãe
o traje Tehuantepec "simbolo de uma mulher forte" e Kahlo elegeu este trajar esse vestido porque a ajudava a projetar suas convicções politicas e suas mexicanidade.
O estilo Frida era eclético,Gostava de combinar cores,texturas e origem das peças segundo seu estado de espírito.Sua maneira de vestir foi resultado de seu próprio e forte sentimento de identidade construída na dor física.Era como se as cores vibrantes escondessem seus males fisicos,

ESTILISTAS QUE SE INSPIRARAM EM FRIDA KAHLO 

Cavalera verão de 2012
Valentino verão 2015
Alberta Ferretti verão de 2014
Patricia Bonald verão 2014
Moschino verão 2012

Christian Lacroix verão de 2009

Jean Paul Gauthier verão de 2008







CABELEREIROS TAMBEM SE INSPIRARAM NO ESTILO FRIDA

Vejam  como a moda e a arte andam sempre juntas! até a proxima postagem

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

PROVENCE - PARTE FINAL


AVIGNON
´
E a cidade mais fascinante da Provence, fica situada no sul da França e durante 65 anos foi a capital do Catolicismo.No período de 1309-1377 foi a residência dos papas e ficou conhecido como "Papado de Avignon".Seria super interessante que explicassemos as razões dos papas se estabelecerem nesta cidade, mas daria outro tema para o nosso blog,

O QUE VER EM AVIGNON


O Palacio papal (Palais des Papes) em francês é um enorme edificio gótico que foi construido entre 1331364)é uma das maiores e mais importantes construções goticas da Idade Média ao mesmo tempo fortaleza e palácio, a residência pontifícia foi, durante o século XIV a sede da cristiandade no ocidente.


Pont d!Avignon (pont de saint Benezet)Esta ponte foi construida para ligar o palacio dos papas a cidade. Hoje só resta  uma parte dela pois o restante foi levada pelo rio.Esta ponte inspirou uma canção francesa famosa para crianças que você poderá ouvir no pequeno museu.
Faça também um passeio de barco pelo famoso rio Rhône.

CHATEAUNEUF-DU-PAPE
fica há 17 km de Avignon já na borda ocidental da Provence.Quem sai de Avignon na região dos vinhedos, no alto da colina, o DOMAINE MOUSSET não é apenas mais um castelo num país já famoso demais por causa deles.Ele é o prenúncio de que a pequenina Châteauneuf-du-Pape, uma vila de pouco mais de 3 mil habitantes que virou sinônimo de um dos melhores vinhos da França, está perto muito perto de uma serie de degustações.
O programa oficial de Chateauneuf é visitar viniculas.

Um pouco da historia:- No íncio do seculo 14, o papa Clemente mudou-se com toda a corte para Avignon e fez da região uma sede do poder católico que terminou em 1377,quando reinaram 07 papas todos franceses.Ali eles ergueram o imponente Palais des Papes, principal atração da cidade.Não contentes , decidiram constuir um novo castelo nos arredores da cidade o tal Chateauneuf(novo castelo).Amantes do vinho não demoraram a plantar uvas e deu no que deu.
Chateauneuf é hoje uma das zonas AOC(a sigla Appellation d!Origine Contôlée) de maior prestigio na França.







ARLES- è uma cidade da comuna francesa do departamento de Bouches-du-Rhône e fica a 60 km de Aix-en-Provence , uma linda cidade já citada no nosso blog anterior.Van Gogh como todos os pintores que eram encantados pela luminosidade da Provence, chegou a Arles em 21 de fevereiro de 1888. Lá , ele realiza mais de 200 pinturas e 100 desenhos e também foi a cidade que depois de uma ruptura violenta com o amigo Gaugin, ele se mutila cortando a orelha esquerda.
Para ver o quadro " Café , le Soir" de Vicent van Gogh, você tem que ir ao museu Kroller-Muller em Offeiro na Holanda. Mas para ver o próprio bar amarelo, é preciso visitar Arles,onde a tela foi pintada. O café permanece igual , somente o nome foi mudado em homenagem ao pintor, e agora chama-se "Café van Gogh".
famoso quadro de Vicente Van Gogh "Café,le soir"




abaixo vemos o café que serviu de inspiração, e agora com novo nome:Café Van Gogh

Para finalizar que tal fazer uma caminhada noturna à beira do Rio Rhône,paisagem retratada em outro famoso quadro do pintor Vam Gogh"Noite Estrelada Sobre o Rio Rhône".



Espero ter despertado a vontade de vocês para conhecerem a Provence que para mim é uma das regiões mais belas da França.PROVITEZ-VOUS

terça-feira, 26 de agosto de 2014

RENDEZ-VOUS EN PROVENCE- 01


A provence é uma das mais belas regiões da França.A partir de Nice até Aix-En-Provence ,a Provence irá oferecer-lhe uma experiência única e inesquecível.Esta é uma região de paisagens diversas,campos de lavanda,o clima mediterrâneo de suas belas praia, enfim é a oportunidade de visitar lugares inusitados.
A mistura de cultura também surpreende,devido a localização  da bacia mediterrânea .
Para uma viagem a dois ,região plena de romantismo .Em redor de Nice ,Cannes e Marseille,passeando pelas montanhas ,sempre perto da Côte D'Azul,visite aldeias e vilas espetaculares,aprecie  a beleza  das flores e descubra porque os grande pintores escolheram a Provence para pintar os seus melhores quadros.

SAINT-PAUL-DE-VENCE

A poucos quilômetros de Cannes,subindo as colinas com vista  esplendorosa, encontra-se Saint-Paul-de-Vince,uma cidadezinha medieval é cercada por muralhas construídas no século XVI,com ruas de pedras arredondadas ,é minuscula e transpira arte,dos tradicionais artesanato a mestres consagrados da pintura e escultura que por lá passavam  e se apaixonavam com o que a luminosidade das primaveras e verões revelavam.Um dos grandes atrativos de Saint Paul é a concentração de galerias de arte e ateliês.Siga pela rue Grand até o final e visite o LA COLOMBE D'OR  que é também uma das melhores opções de hospedagem e restaurante da cidade.
O restaurante e hotel Colombe D'Or  merece um destaque especial.




Só a visita ao restaurante já vale a pena.Com um acervo de tirar o fôlego, com direito a obra de Miro,Braque,Picasso,Chagal só para citar alguns,por vários ambientes da casa/hotel,mas não para por aí.Sua gastronomia é uma das melhores da Provence.
Vale a pena também uma visita a Fondation Maeght.



A Foundation Maeght,é a Meca da arte moderna.Alguns trabalhos de Bonnard,Braque,Calder,Chagall,Miró entre outros podem ser vistos na Foundation Maeght.Inaugurado por André Malraux e Aimé Maeght, é uma fundação  privada que tem como objetivo apresentar ao público a Arte Contemporânea
 Enfim além de Saint-Paul-de-Vince ser uma belissima cidade,como disse anteriormente ela respira arte.Na cidade moraram artistas como Picasso,Chagal e Matisse.
No cemitério está  o tumulo de Marc Chagal que morou na cidade entre 1966 a1985,pintando várias paisagens por lá.
Visite também a Saint Chapelle du Rosaire de Matisse .O interessante é que Matisse dizia que sua verdadeira obra de arte estava la.


AIX-EN-PROVENCE

Sim,burguesa é desta forma que a cidade é conhecida na região provençal, mas nem por isto deixa de ter seus encantos.O lado burguês ,alias, é um diferencial e aproxima a pequena cidade provençal da grande metropole parisiense pelo menos no que diz respeito à educação.Em Aix fica a maior universidade  francesa ,a Aix-Marseille Université.O nome AIX-EN-PROVENCE é um nome que vem do latim e significa "Águas na Provença",mas na época romana  a cidade chamava-se Aquae Sextius, ,e isso graças as termas que existem até hoje e que estão espalhadas na cidade! as fontes tinham a função  de fornecer água à população ,mas depois da chegada de água  diretamente às casas,as fontes deixaram aos poucos de serem alimentadas pelas águas termais, à exceção  de uma no Cours Mirabeau, e assumiram função decorativa  sendo alimentadas pelo "canal da provença" onde foram represadas  as aguas do Rio Durance ,um dos rios que irrigam a região, sendo o Ródano o principal.
Aix  tem uma localização previlegiada : fica a 30 km de Marseille segunda maior cidade da França ,quem quiser vir de Paris percorre  a distancia de 700 km  em 03 horas pelo trem de grande velocidade TGV.O aeroporto internacional de Marseille fica situado entre as duas cidades .
O QUE VER-Por ser uma cidade pequena é percorrer o centro histórico à pé.Comece pela "Fontaine de La Rotonde" no topo vemos três figuras femininas, as três graças,sendo que uma representa as belas artes e olha em direção de Avignon, a segunda representa a Justiça e está voltada para o centro de Aix e a terceira representa a Agricultura está voltada para Marseille.Da fonte partem 04 avenidas:Boulevard de La Republique(que segue para as termas) Avenue Victor Hugo(vai em direção a estação do trem) Avenue des Belges(em direção a estação rodoviária) e o Cours Mirabeau (que leva ao centro historico)


COURS MIRABEAU-Essa avenida é a mais importante de Aix e onde ficam os cafés e os restaurantes mais charmosos.

Se quiser comer no mesmo local que Cèzanne,Zola e Piaf costumavam ir, experimente o "Picasso Brasserie des Deux Garçons."
Recomendo para finalizar fazer um circuito que segue os passos de Cèzanne pintor impressionista nascido na cidade,onde viveu grande parte da sua vida e onde faleceu,deixando obras  que registramas paisagens provençais e a montanha Sainte Victoire, para onde ele caminhava percorrendo uma estrada que leva seu nome, a Route Cézanne.
GASTRONOMIA- Os pratos típicos da Provence são: Aioli Provençal,uma maionese de alho que acompanha bacalhau fresco e legumes cozidos .
Ratatouille- um refogada de cebola,tomates,abobrinha,berinjela e pimentão que acompanha carnes e peixes.

Espero ter despertado um pouquinho de interesse  pelo sul da França e pela Provence .No proximo post continuaremos.







quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ZUHAIR MURAD- O ESTILISTA DAS STARS

Zuhair Murad nasceu em Beirute no Libano em 1971.Cursou estilismo em Beirute e em 1997 abriu seu primeiro atelier.É um estilista de Prêt-à-Porter, Alta costura com a linha festa e noivas.
Sua temporada em Beirute durou muito pouco pois em 1999 ele foi convidado para participar da Semana de Moda em Milão.
Em 2007 ele abriu em Paris um espaço de 400m² sobre dois andares.Mudou-se então para a capital francesa da moda mas conservou seu antigo endereço em Beirute.
Zuhair é oficialmente  membro convidado da Câmara Sindical da Alta Costura de Paris desde novembro de 2012.

Em janeiro já como convidado da Câmara estreou na Semana da Moda de Paris em janeiro de 2013.
Zuhair Murad


Zuhair já vestiu stars como Catherine Zeta-Jones,Miley Cyrus,Kristen Stewart,Ivana Trump,Shakira.



COLEÇÃO PRIMAVERA VERÃO 2014

O desfile couture couture spring 2014 de Zuhair veio bem em clima  primavera com muitos vestidos em tons pasteis ,bordados,florais e cintos de folha.





COLEÇÃO NOIVAS 2014
os libaneses têm se destacado muito no mercado de noivas ,´pelo cuidado e detalhes de rendas bordadas à mão e não é à toa que ele e Elie Saab têm sido os preferidos da realeza.





Trabalho com vestido de festa e noivas há 30 anos e já deveria estar mais do que acostumada ,mas cada vez que vejo Zuhair e Elie fico extasiada.Dizem as más línguas que o Zuhair Murad é o genérico do Elie Saab. Não concordo e não canso de admirar os dois.
Os seus vestidos são verdadeiras obras de arte.